Na segunda-feira (27), um terremoto de magnitude 5,8 abalou a maior ilha grega de Creta e ao menos uma pessoa morreu com o desabamento da cúpula de uma igreja que estava em reforma.
+ Terremoto na Austrália é sentido em Melbourne
+ Luzes ‘do apocalipse’ aparecem no céu do México após terremoto; entenda
+ Vídeo: Terremoto atinge Lima e cidades no litoral do Peru
O terremoto também deixou aproximadamente nove pessoas feridas e gerou danos consideráveis em edifícios. A morte foi registrada na cidade de Arkalochori. Diversas pessoas fugiram para a rua em Heraklion, principal cidade de Creta, e alunos foram orientados a deixar as salas de aula e se reunir nos pátios das escolas e em praças.
“Foi muito forte e durou muitos segundos”, comentou um prefeito local à televisão Skai.
O epicentro foi a 10 km de profundidade, de acordo com o Instituto Geodinâmico de Atenas, e a 346 km ao sul da capital Atenas e a 23 km a noroeste de Arvi, sudeste de Creta.
O terremoto aconteceu às 9h17 (horário local, 3h17 em Brasília), e pelo menos nove tremores posteriores aumentaram os danos nas regiões próximas do epicentro. A mídia local verificou que houve desabamento de paredes de edifícios antigos de pedra em aldeias próximas ao epicentro do tremor, na parte oriental da ilha.
Os voos não foram interferidos no aeroporto de Heraklion, e a associação de hoteleiros contou que não houve danos graves a nenhum hotel da região, que tem muitos resorts.