Luzes ‘do apocalipse’ aparecem no céu do México após terremoto; entenda

Por Redação

luzes céu méxico
Imagem: Reprodução/Twitter

Luzes brilhantes iluminaram o céu de Acapulco, no México, na noite de terça-feira (7) durante o terremoto que matou pelo menos uma pessoa e destruiu prédios a centenas de quilômetros de distância, na Cidade do México.

+ Terremoto no centro do México causa prejuízo
+ Terremoto no Brasil? Tremor de terra de magnitude 1,5 é registrado no Ceará

As misteriosas luzes azuis, junto a todo o estrago causado pelo terremoto, impressionaram os moradores da região, que divulgaram vídeos do momento escrevendo “#apocalipsis” (apocalipse). Assista:

O professor de física da Rutgers University, Troy Shinbrot, disse ao USA Today que luzes de terremoto, ou EQL, são relativamente raras. O fenômeno misterioso gera inúmeros teorias de OVNIs e espíritos sobrenaturais.

Segundo o especialista, embora a maioria dos terremotos não apresentem as EQL, as luzes já foram registradas historicamente.

Shinbrot tentou recriar as luzes de terremoto em seu laboratório simulando “eventos de deslizamento” semelhantes a como as placas tectônicas deslizam umas pelas outras durante um terremoto. Ele disse que seu laboratório mediu mudanças de voltagem durante esses eventos de escorregamento, apoiando a ideia de que tais transformações podem ocorrer durante um terremoto.

Apesar do experimento, a causa das luzes segue um mistério. Alguns estudiosos acreditam que elas são geradas pelo atrito da rocha que libera energia, segundo o especialista. Outros dizem que algumas rochas produzem campos elétricos significativos quando são comprimidas de certas maneiras.

Shinbrot disse ainda que as luzes no céu do México podem ser, de fato, luzes de terremoto, mas também podem ser curtos-circuitos elétricos ou infraestrutura em explosão, como usinas de energia, causados pelo terremoto.

-Publicidade-