Nos últimos anos, os tênis da Salomon começaram a aparecer nas passarelas. Por quê?

Por Ariella Gintzler*

No mês passado, a Vogue norte-americana publicou um artigo intitulado “Graças a Rihanna e Dev Hynes, o tênis ‘Ultimate Dad’ se tornou legal”. O sapato em questão: S/XT-6 Softground LT Advanced da Salomon, um modelo de edição limitada e de venda exclusiva da marca.

À primeira vista, este modelo não parece ser tão diferente dos outros tênis da Salomon. Isso é porque, na verdade, ele não é. Este tênis é uma versão atualizada de um Salomon originalmente projetado para o ultramaratonista Kilian Jornet usar no Ultra Trail du Mont Blanc, em 2011.

Equipamentos outdoor que entram no mundo da moda não são novidade. Jaquetas acolchoadas e estampa de camuflagem foram utilizados pela alta costura por alguns anos. Mas os tênis de trail run chegarem à moda é algo muito curioso.

+ Tênis de trilha testados pela Go Outside
+ 7 botas para trekking testadas pela Go Outside

De acordo com a GQ, a elite da moda tem usado o Speedcross, um dos modelos mais conhecidos da Salomon, há anos. Em 2015, Salomon abraçou essa popularidade com a clientela fashion e colaborou com uma boutique de moda de Paris, chamada Broken Arm, para criar versões exclusivas de tênis como Speedcross, Snowcross e Sonic. Desde então, eles apareceram em ensaios de moda e desfiles. Em fevereiro passado, Ralph Lauren até apareceu no Conselho de Designers de Moda dos Estados Unidos usando um par de Salomon XA Pro 3Ds. 

Salomão
(Cortesia Salomon)

Para Freya Tamayo, professora assistente de moda da Universidade Pratt e ex-diretora de design da Fila, o moda está em com um visual voltado para a natureza e há outras questões a serem refletidas.

Número um, o vestuário outdoor é igualitário: não há nada inerentemente masculino ou feminino sobre um tênis de corrida. Número dois, com os efeitos da mudança climática se tornando cada vez mais perceptível, usar roupas de estilo outdoor é quase como um ato de nostalgia. 

“Quem sabe daqui a 50 anos, se vamos ter o tipo de situação que temos agora, onde podemos fazer caminhadas e o ar é limpo e os riachos são puros”, diz a professora. “É como abraçar o que temos agora.”

No final do dia, tênis também são simplesmente confortáveis. É por isso que Rachel Hahn, que escreveu o artigo da Vogue, começou a usá-los. “Eu queria algo que seria bom para dançar e também para o clima lamacento da neve”, diz ela. Ainda bem que o resto do mundo finalmente descobriu.