A tempestade criou um muro de areia de cerca de 100 metros de altura
Uma cidade foi “engolida” e as pessoas correram para se esconder quando uma tempestade de areia começou no noroeste da China na tarde de domingo (25).
-
Tempestade no Nepal mata nove alpinistas no Himalaia
-
Esta floresta parece que está ‘respirando’ no Canadá; veja o vídeo
-
Conheça uma aldeia que está lutando contra as mudanças climáticas
Ventos fortes e uma imensa “parede de areia” de quase 100 metros atingiram a cidade chinesa de Zhangye.
A tempestade reduziu a visibilidade em algumas áreas, causando desordem nas estradas, informou a mídia local.
Por volta das 19h, o ar nas cidades de Jiayuguan, Jiuquan, Zhangye, Jinchang e Wuwei estava “severamente poluído”, disseram os relatórios, e os alertas do índice de qualidade do ar foram além do “perigoso”, o nível máximo.
This towering sandstorm engulfed the Chinese city of Zhangye on Sunday, sending sand and dust flying and reducing visibility to less than 10 metres in places https://t.co/pXGPBCIVtP pic.twitter.com/f6s3L1KK4w
— ITV News (@itvnews) 26 de novembro de 2018
No município de Minle, em Zhangye, uma das áreas mais atingidas, o vídeo dos bombeiros mostrou a tempestade cobrindo toda a área urbana em cinco minutos, reduzindo a visibilidade para menos de 10 metros, informou a televisão estatal.
A polícia disse que a visibilidade em algumas rodovias em Zhangye caiu para menos de 100 metros quando a tempestade atingiu a cidade. Nas áreas rurais, equipes de bombeiros foram enviadas para apagar as pilhas de feno que estavam em chamas por faíscas sopradas de incêndios domésticos pela tempestade.