Uma situação curiosa anda ocorrendo na Austrália, na região de Gippsland. Moradores locais afirmam ver véus finos de teias de aranha em todas as paisagens da região, principalmente em áreas que foram afetadas por enchentes.
+ Baleia cai em cima de barco e deixa jovem em coma na Austrália
+ Tubarão vomita braço tatuado na Austrália
+ Austrália vai investir $ 100 milhões na conservação de oceanos
Segundo especialistas, esse fenômeno vem ocorrendo como uma tática de sobrevivência das aranhas da região, conhecida como “balonismo”, em que os insetos formam as teias de aranha para atingir lugares mais altos.
O curador sênior de insetos da Museums Victoria, Ken Walker, informou que provavelmente milhões de aranhas teceram as teias nas árvores.
“As aranhas que vivem no chão precisam sair do solo muito rapidamente. A seda se agarra e se fixa na vegetação e elas conseguem escapar”, contou ele ao jornal The Age. Esse fenômeno acabou criando lençóis finos cobrindo os pântanos entre as cidades de Sale e Longford.
Carolyn Crossley, vereadora local, contou que um dia foi até um barranco de um lago, para verificar se haviam muitos danos por conta da enchente, e conseguiu ver o véu fino das aranhas por toda a área.
“Não foi assustador – foi lindo. Tudo estava envolto nesta bela teia de aranha, em todas as árvores e cercas”, contou ela à BBC. A mulher também contou que a teia parecia uma camada única, cheia de pequenas aranhas.
Moradores locais também afirmaram que ter aquela visão das teias de aranha por todos os locais foi lindo, principalmente após o clima desastroso dos dias anteriores.