O etíope Tamirat Tola e a queniana Hellen Obiri tiveram performances magistrais para vencer a Maratona de Nova York no último domingo (5), mas conquistaram suas vitórias de maneira diferente.
Tamirat Tola, campeão mundial da maratona de 2022, se descolou do compatriota Jemal Yimer perto dos 30 km de prova e venceu de maneira isolada, com direito a recorde do percurso: 2:04:58.
Veja também
+ Sydney será a aguardada sétima corrida das Maratonas Majors?
+ Idoso de 92 anos bate recorde em trilha do Grand Canyon
+ Onde passar o final de ano no Brasil? Veja os 10 destinos mais procurados
Enquanto isso, Obiri precisou superar um forte pelotão que permaneceu junto até o final para vencer em 2:27:23.
Sob uma temperatura amena de 10°C, cerca de 50 mil corredores participaram da maratona major que percorre cinco distritos da cidade de Nova York.
“Estou muito, muito feliz hoje”, comemorou Tola em depoimento à Outside USA.
“Até os 20K havia alguns corredores muito bons comigo, mas continuei trabalhando nas partes de subida e descida do percurso. Eu sabia que manter aquele ritmo não estava muito difícil para mim, então continuei correndo o mais rápido que pude.”
Ver essa foto no Instagram
Um ano após estrear na maratona em Nova York, onde terminou em sexto lugar, Obiri, de 33 anos, emerge como a melhor maratonista do mundo.
Ela venceu a Maratona de Boston no último mês de abril e tornou-se a quinta mulher a vencer as majors de Boston e Nova York no mesmo ano, algo que não acontecia desde 1989 com a norueguesa Ingrid Kristiansen.
“Eu sabia que seria difícil porque (Letesenbet) Gidey e (Sharon) Lokedi são muito rápidas”, disse Obiri. “Mas a maratona é tudo sobre paciência, então faltando 400 metros tentei acelerar e escapar, e funcionou.”
Ver essa foto no Instagram