Tadej Pogačar (TeamEmirates) venceu a etapa 7 e deslanchou na frente na Classificação Geral do Tour de France 2022. O atleta alcançou seu rival Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) pouco antes da linha de chegada no Super Planches des Belles Filles.
Leia mais:
+ Estrela do Tour de France já trabalhou em fábrica como empacotador de peixes
+ Tudo o que você precisa saber sobre o Tour de France 2022
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Na disputa acirrada, o piloto esloveno conseguiu ter mais força no sprint final e disparou à direita do dinamarquês para reivindicar sua segunda vitória em dois dias. Pogačar venceu com um tempo de 3h’58”40.
“Foi uma corrida muito difícil hoje, especialmente na última subida”, disse ele. “O ataque de Jonas [Vingegaard] foi muito forte. Mas eu disse a mim mesmo que, depois que meus caras trabalharam o dia todo, eu tinha que me esforçar até a linha de chegada. Além disso, Urska [sua noiva Urska Zigart – ed.] estava na linha de chegada, e minha família estava no final da escalada. Além disso, lançamos hoje nossa fundação de pesquisa do câncer – por isso eu estava usando alguns sapatos especiais. Todos esses foram motivos para vencer hoje.”
A equipe dos Emirados Árabes Unidos liderou o ritmo no primeiro cume do Tour para reduzir a vantagem do intervalo e suavizar os outros pilotos do GC. Rafal Majka liderou em direção à seção final de cascalho, acenando dramaticamente para Pogačar para assumir o comando, e enquanto o esloveno inicialmente parecia incapaz de distanciar Vingegaard e seu companheiro de equipe Primož Roglič, o bicampeão do Tour riu por último.
Bônus de tempo máximo coletado, ele terminou a etapa 35 segundos à frente do vice-campeão na classificação geral reorganizada. Geraint Thomas sofreu 14 segundos a mais ao terminar em quinto, mas subiu para o terceiro no geral, um minuto e 10 segundos atrás. Seu companheiro de equipe Ineos Grenadiers, o piloto Adam Yates, está mais oito segundos atrás em quarto.
+ Tour de France 2022: onde assistir
“Faz muito tempo desde o meu sucesso em 2020 nesta escalada”, disse Tadej Pogačar. “Foi um grande objetivo para mim vencer hoje. Claro que Jonas é um grande rival para mim. Acho que ele é um dos escaladores mais fortes do mundo atualmente, provavelmente o melhor, e tem uma equipe muito forte.