Um alpinista espanhol morreu enquanto seu parceiro de expedição teve que ser resgatado em uma montanha isolada nos Himalaias, em uma subida ilegal. De acordo com o site Explorersweb, os homens estavam tentando subir a montanha sem uma autorização oficial de escalada.

O homem que perdeu a vida era Felipe Valverde, que estava descendo junto com seu colega David Suela uma montanha de 6.257 metros conhecida como Chukima Go.

+ Vídeo mostra momentos finais de alpinistas mortos no Himalaia
+ Nepal agora exige comprovação de experiência para escalar o Everest

Aparentemente a corda de Felipe se desamarrou. Quando o espanhol perdeu o equilíbrio, ele caiu 700 metros até a morte, deixando David no alto do pico, sem meios de descer.

Felizmente David estava carregando um telefone via satélite, o que lhe permitiu ligar para outra equipe espanhola que estava subindo nas proximidades para pedir assistência. Essa equipe é composta por Mikel Zabalza e Sonia Casas. Os dois telefonaram para Alex Txikon, famoso alpinista espanhol para pedir ajuda.

O resgate

Alex não estava no Nepal no momento, então acionou seus contatos no Himalaia e ajudou a organizar uma operação de resgate. Ele compartilha alguns dos detalhes dessa operação em uma publicação no Facebook. De acordo com seu relato, a posição de David na montanha não permitia a aterrissagem de um helicóptero e, mesmo que fosse, ventos atrapalhariam ainda mais a operação. Em vez disso, ele teve que ser transportado por uma longa corda, o que também não era particularmente fácil.

Apesar disso, o alpinista consegui ser resgatado e foi levado para Katmandu, onde foi tratado por alguns ferimentos leves.

Investigação

Mas não demorou muito tempo depois de sua chegada, oficiais do governo começaram a investigar mais de perto a situação, percebendo que nem David e nem Felipe tinham permissão para escalar a montanha. Representantes do Departamento de Turismo do Nepal dizem que uma licença para essa montanha foi emitida para dois alpinistas espanhóis, mas os nomes na licença não coincidem.

Por enquanto, David não vai a lugar nenhum. Funcionários confiscaram seu passaporte enquanto tentavam resolver a situação.