STU National: Pâmela e Ismael vencem no Street

Finalistas do da etapa de abertura do STU National 2023. Foto: Julio Detefon/ Divulgação STU

Os paulistas Pâmela Rosa e Ismael Henrique foram os grandes campeões da etapa de abertura do STU National 2023, o circuito brasileiro de skate. A competição foi encerrada no domingo (26), na pista do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciuma (SC).

Ambos os títulos foram decididos de forma emocionante, na última volta. Porém, enquanto no feminino, a experiência e sangue frio de Pâmela falaram mais alto, no masculino, título veio de forma surpreendente e com direito a manobra inédita de Ismael.

Na final, cada skatista tem direito a três voltas de 45 segundos, mais uma Bomb Trick no encerramento de cada uma delas, manobra que vale 20% da pontuação da volta. A bicampeã mundial Pâmela Rosa falhou nas duas primeiras, mas ainda tinha a última chance para mostrar do que era capaz. E é justamente nos momentos de pressão que os gigantes e os foras de série do esporte se diferenciam. Com uma volta limpa, praticamente perfeita, ela conseguiu superar a nota 61,11 de Gabi Mazetto, cravando um 63,10, e fez a festa. Com puxão de orelhas.

+ Foto extraordinária mostra momento em que golfinho quase atinge surfista

+ Yndiara Asp estrela série documental sobre cultura do skate

+ Institutos mobilizam ajuda para vítimas das chuvas no litoral norte de SP

A média de idade das meninas na grande final era de 19 anos, o que é muito comemorado por aqueles que acompanham o esporte de perto e investem no futuro de atletas jovens e promissores. A amazonense Daniela Vitória, por exemplo, que terminou em sétimo lugar, mas fez uma etapa muito consistente, tem apenas 13 anos. A carioca Duda Oliveira, outro destaque dessa nova geração do skate brasileiro, tem 14. São cada vez mais nomes ganhando espaço na cena.

STU Nacional 2023
Competição foi realizada na pista do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciuma (SC). Foto: Julio Detefon/ Divulgação STU

No masculino, pode-se dizer que a tensão foi ainda maior. E, em relação a Ismael Henrique, não começou neste domingo. Na quinta-feira, dia das qualificatórias, seu ônibus que vinha de São Paulo perdeu a hora e ele por muito pouco não ficou fora da etapa. Ele era um dos skatistas da primeira bateria, mas a organização entendeu o motivo do atraso e o realocou para a última bateria do dia. Superação que esse paulista de Itaquaquecetuba também teve que mostrar neste domingo, numa última volta de tirar o fôlego, finalizando com um “Nollie 270 blunt”.

Assim que ele acertou essa última manobra, praticamente inédita, muito difícil de ser executada, a pista foi automaticamente invadida pelos demais skatistas que ali disputavam a final com ele. Parecia até que já eram mesmo a volta e a manobra do título, dignas da nota 70,56, mas outros ainda poderiam superá-lo. Como Vini Costa, que sobrava na pista até então e acabara de ser superado. Na sua última tentativa, melhorou sua nota, mas só atingiu os 68,65. A festa, realmente, já tinha dono.

A primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, um dos maiores bancos do país, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car.

CLASSIFICAÇÃO FINAL STREET FEMININO

1 – Pâmela Rosa – 63,10
2 – Gabi Mazetto – 61,11
3 – Ariadne Souza – 50,06
4 – Giovana Dias – 49,80
5 – Kemily Suiara – 49,69
6 – Duda Oliveira – 49,29
7 – Daniela Vitória – 47,24
8 – Maria Almeida – 34,28

CLASSIFICAÇÃO FINAL STREET MASCULINO

1 – Ismael Henrique – 70,56
2 – Vinícius Costa – 68,65
3 – Giovanni Vianna – 61,19
4 – Gabryel Aguilar – 60,51
5 – Lucas Rabelo – 56,34
6 – Júlio Zanotti – 50,99
7 – João Lucas Alves – 48,48
8 – Sérgio André – 48,00







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo