Startup brasileira cria tecnologia para combater roubo e furto de bikes

Por Redação

Startup brasileira
Tecnologia Smart Serial Number acrescenta chave digital única e irreplicável ao número de série analógico da bike. Foto: Divulgação.

A startup brasileira BikeHero criou uma tecnologia que promete facilitar o rastreamento e assegurar a compra legal e segura de bicicletas novas e usadas.

O Smart Serial Number (ou Número de Série Inteligente) consiste na adição de uma chave digital irreplicável ao número de série analógico de uma bicicleta.

Leia mais

+ Vale a pena fazer seguro de bicicleta?

+ Decathlon lança serviço de compra e venda de produtos esportivos usados

+ 4 atividades que você pode praticar em Parques Naturais do Estado de SP

Atualmente, o número de série é analógico, que utiliza letras e números definidos pelo fabricante.

“No Smart Serial Number cada chave é gerada por um algoritmo próprio e alimentada já nos primeiros processos de fabricação e montagem das bicicletas, passando por todas as etapas, até o envio para a revenda ou distribuidor”, explica Duilly Cicarini, um dos criadores da plataforma BikeHero.

Assim, a tecnologia da BikeHero promete reunir todos os dados e documentos da bicicleta em um endereço online único, oficial do fabricante, atrelado a um QR Code. Isso facilitaria todo o processo de compra, venda, transferência da bike, extensões de garantia e cashback – e sem baixar nenhum aplicativo, garante Cicarini.

Apesar de nova, a tecnologia de número de série inteligente da BikeHero não nasceu ontem. Na verdade, o projeto surgiu de uma parceria para implementação de seguros para a Specialized Brasil há cerca de dois anos e, de lá para cá, já conquistou outros clientes como a Semexe. Além disso, os certificados da BikeHero são aceitos por todas as seguradoras brasileiras.

Para garantir a segurança dos dados, a startup utiliza tecnologia similar a dos bancos digitais na validação de identidades e certificação de posse. Por ser uma tecnologia 100% whitelabel, ela pode ser utilizada por qualquer fabricante.

Na Eurobike, uma das feiras de bicicletas mais importantes do mundo, a BikeHero apresentará uma grande novidade: a primeira bicicleta de linha equipada com a tecnologia no mundo, em uma nova parceria com a Audax Bike, um dos principais fabricantes de bicicletas do Brasil.

A tecnologia implantada nas bicicletas é aplicada diretamente na fábrica, antes do verniz da pintura. Assim, depois de comprar a bicicleta, basta o consumidor acionar o QR Code com qualquer telefone celular, fazer um rápido cadastro no site do fabricante e pronto: aquela bicicleta está atrelada àquela pessoa, em um endereço único na internet.

Assim, caso a bike seja roubada, verificar quem é o real proprietário dela é muito simples, dispensando inclusive outros documentos. Além disso, na hora de vender a bicicleta, é possível gerar um certificado de transferência totalmente online, eliminando a necessidade de recibos e documentos assinados em cartórios.

De quebra, o processo de fazer o seguro fica muito mais simples, já que a própria seguradora pode confirmar detalhes da bike e do proprietário digitalmente, reduzindo drasticamente a burocracia.

Combate efetivo ao crime e falsificações

O grande trunfo da BikeHero é criar um número de série único, completamente digital, intransferível e totalmente rastreável. Por isso, uma bike fabricada com a tecnologia sempre terá um “dono” definido. Assim, a única maneira de vender uma bicicleta furtada ou roubada seria raspar o número de série, o que rapidamente acende um sinal de alerta em qualquer consumidor.

Além disso, os fabricantes de bicicletas ganham um importante aliado na coleta de dados como: tempo de fabricação e controle de qualidade, performance de vendas e comportamento do consumidor final.

Outro detalhe é que a tecnologia torna a falsificação de quadros impossível, já que o número de série inteligente está atrelado ao fabricante, e o falsificador não tem acesso às informações para aplicar nas cópias.

“Nós conectamos bicicletas, literalmente. Qualquer marca valiosa é capaz de congregar uma comunidade em torno de si, mas existe uma barreira para estas marcas se conectarem diretamente ao seu consumidor, que hoje é essencialmente, digital. Acreditamos que podemos conectar diretamente as marcas aos seus consumidores, criando um novo mundo de oportunidades”, finalizou Duilly.

Na Eurobike 2022, a BikeHero está concorrendo ao prêmio Inovação do Ano, que é realizado por meio de votação popular.

-Publicidade-