A Maratona do Rio está de volta às ruas da cidade maravilhosa depois de uma edição totalmente virtual em 2020 devido à pandemia. Neste domingo (14), Simone Ferraz, que competiu nos 3.000 metros com obstáculos nas Olimpíadas de Tóquio, venceu a sua primeira meia maratona em um tempo de 1:15:21 no Rio. Entre os homens, o vencedor foi Marcos Fernandes da Cruz que completou o trajeto em 1:04:42.
+ As curiosidades da Maratona de Nova York 2021
A prova de 21 km teve largada no Leblon, em ondas. Elite feminino e masculino largaram às 5:00, ACDs às 5:10 e, em seguida, as demais ondas de 10 em 10 minutos de acordo com o pace.
A chegada da Meia Maratona do Rio foi no Aterro do Flamengo, ao lado da Casa da Maratona na Marina da Glória.
Simone Ferraz ganhou a sua primeira meia maratona no seu melhor tempo nos 21 km. “Tudo vale a pena quando a gente tem foco, disciplina e sabe o que quer”, disse a atleta em suas redes sociais após a vitória.
Ver essa foto no Instagram
Entre os atletas, o clima era de alegria por poder voltar às ruas. Jean Woolmay, embaixador da Olympikus, não fez a prova no tempo que gostaria porque sentiu dores no joelho, mas estava feliz mesmo assim.
“Fico feliz porque é a volta. Ficamos muito tempo sem isso, então estou feliz de ver a galera aqui e voltar para a rua”, disse ele à Go Outside.
O horário da largada às 5h para evitar o calor ajudou os atletas. Rita Abero, treinadora de corrida da R.A.RUNNERS fez a prova em 1 hora e 43 minutos e ficou satisfeita com o resultado, considerando o calor do Rio.
“Foi sensacional. Temperatura perfeita, organização perfeita. O percurso ficou maravilhoso, em relação ao que era antes”, contou a corredora.
Como Rita largou na segunda onda, ela conseguiu se esquivar um pouco do calor, mas atletas que largaram mais tarde tiveram que lidar com o sol escaldante da manhã que já queimava as ruas do Rio. Alguns corredores atravessaram a linha de chegada com mal estar e precisaram de atendimento médico.
Expectativas para a Maratona
Na segunda-feira (15), acontece a maratona, com largada às 5:00 no Aterro do Flamengo.
Os corredores dos 42 km vão passar por percurso histórico: Monumento dos Pracinhas, Praça 15, Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico, AquaRio, Roda Gigante, Rua Primeiro de Março e Museu de Arte Moderna. Depois, seguem para Copacabana e Ipanema, fazendo a volta no final da praia do Leblon e retornando em direção ao Aterro. Antes de chegar lá, ainda passam pelo bairro do Leme.
A organização espera que 30 mil atletas participem das provas, de acordo com informações da Agência Brasil. Conforme o protocolo de segurança, para evitar disseminação da covid-19 apenas pessoas imunizadas com as duas doses (ou dose única) da vacina vão participar. Quem não estiver com o esquema vacinal completo terá de apresentar resultado do teste PCR ou antígeno.
O protocolo sanitário foi elaborado pelo corpo médico da maratona e aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde e órgãos de corrida, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O protocolo se estende a uma série de medidas específicas para cada momento da jornada do corredor, na inscrição, na entrega de kits, na largada, no percurso e nas arenas.