Shimano busca reduzir impacto ambiental com novas embalagens sustentáveis

Shimano busca reduzir impacto ambiental com novas embalagens sustentáveis
Foto: Shimano

O ciclismo tem caráter sustentável: um passeio de bike de road, mountain bike ou gravel na natureza beneficia a saúde de todos – e a Shimano está tornando a prática ainda mais sustentável com suas novas embalagens ecológicas, que chegarão às lojas no decorrer de 2022.

+ Dua Lipa ganha sapatilha de ciclismo personalizada

+ Lulu5 Outside: A atitude do ciclismo feminino

+ Quer cansar as pernas? Conheça os 7 picos com as ondas mais longas do mundo

A Shimano sempre deu muitos passos em favor da redução do impacto ambiental, principalmente no campo de embalagens sustentáveis com menor impacto no meio ambiente e o planeta. A sustentabilidade é um tema recorrente nos relatórios anuais da marca: em 2020, por exemplo, a empresa reduziu o consumo de água de suas fábricas em aproximadamente 7%. No mesmo ano, também anunciou um plano de ação para reduzir o plástico descartável em recipientes e materiais de embalagem, tudo isso sem comprometer a qualidade da embalagem ou a experiência do cliente.

Menos impacto ambiental

No geral, as novas embalagens possuem quatro pontos chave: uso mínimo de plástico descartável, transição para papelão certificado FSC (sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido, que utiliza papel ecológico) e reciclado, reduzindo o volume total da embalagem e usando menos tinta.

A série mais recente da marca, Dura-Ace R9200, recentemente recebeu um novo ‘look’: as embalagens, que antes eram envoltas em papel especial e filme plástico e passarão a ser feitas de papelão comum. A nova embalagem sustentável consiste apenas em duas caixas, interna e externa, ambas feitas de papelão reciclado FSC. A caixa interna conta com uma estrutura especial, que impede a movimentação do conjunto de grupos, de modo que o filme plástico para estabilização não é mais necessário. Além disso, a nova estrutura absorve o impacto, caso o conjunto caia inesperadamente, durante o envio dos produtos da série.

Calçados

Outros produtos também receberam novas embalagens, recentemente: os sapatos vêm em uma caixa ecologicamente consciente, feita de materiais reciclados. Durante a impressão, tinta limitada é usada e os pictogramas e descrições são muito menores que nas embalagens anteriores. Já as embalagens das peças de reposição são feitas de papelão FSC e reciclado, ou um mix dos dois tipos.

O tamanho da embalagem também se adapta melhor ao formato do produto. Dessa maneira, há menos espaço vazio e mais materiais são economizados.

Indumentária

Quanto ao vestuário Shimano, cujos tecidos técnicos precisam de cuidado especial, estarão protegidos em sacos plásticos 100% reciclados. As etiquetas também se tornarão mais sustentáveis, pois todas terão material feito de papelão reciclado ou certificado pelo FSC, com tendo menos tinta aplicada a ela, na parte externa; os óculos da marca, por sua vez, serão envoltos em uma forma sem plástico – em vez disso, será usado papel certificado pelo FSC. A embalagem também é menor e com menos tinta.

Plano de sustentabilidade Shimano

Esses são apenas alguns dos primeiros resultados do plano de sustentabilidade Shimano. De pouco em pouco, a empresa japonesa está introduzindo embalagens mais sustentáveis, ajudando a sensibilizar pessoas e a colaborando com o meio ambiente e o planeta. Em sua política ambiental, a Shimano se compromete, entre outras coisas, a limitar ao máximo as emissões de CO², envolver os funcionários em campanhas de economia de energia e prevenir a poluição do ar, da água e do solo. Este último também se aplica à poluição e incômodos causados por sons e vibrações.

-Publicidade-