Seletiva da classe Optimist de vela começa nesta quarta-feira em Florianópolis

Parceria Lance & IstoÉ

optimist
O evento é um dos mais importantes campeonatos de Optimist do país - Foto: Shutterstock

A Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê, bairro de Florianópolis, será sede de um dos mais importantes campeonatos do país da classe Optimist de vela. O evento começa nesta quarta-feira (9) e mais de 120 velejadores de todo Brasil estão confirmados na Seletiva de OP, que conta com atletas de até quinze anos e define as equipes brasileiras para as competições internacionais em 2022. A disputa vale vagas para o Campeonato Mundial, Campeonato Europeu e Campeonato Norte-Americano. As informações são da IstoÉ.

+ Tamara Klink se torna a brasileira mais jovem a cruzar o Oceano Atlântico sozinha

+ Casal se muda para veleiro com suas duas cachorras

+ Dia das Mulheres: 5 iniciativas que incentivam o surf feminino no Brasil

A competição contará com cinco dias dias de regatas para as classes Veteranos e Estreantes, sendo que as vagas serão disputadas apenas pelos atletas mais experientes. São cinco vagas para o Campeonato Mundial, que ocorre em Bodrum, na Turquia, entre 27 de junho e 7 de julho, quatro vagas para o Campeonato Europeu, programado entre 30 de julho e 6 de agosto, em Sonderborg, na Dinamarca, mais quinze vagas para o Campeonato Norte-Americano, marcado para Nassau, nas Bahamas, entre 13 e 20 de novembro, e trinta vagas para o Campeonato Sul-Americano, que ocorre de 7 a 14 de outubro, no Rio de Janeiro.

“Mais uma vez o Veleiros da Ilha abre sua sede para uma importante competição náutica. Nos últimos anos temos sediado muitos eventos. Isso prova que o Clube tem uma vocação grande para realizar grandes competições e que os atletas e pais gostam muito de retornar a Florianópolis sempre que possível. Será um desafio, mas um prazer enorme em contar novamente com as crianças na raia de Jurerê”, comenta Rodrigo Ruhland, Vice-Comodoro de Eventos do Veleiros da Ilha.

Classificação soma pontuação do Brasileiro e da Seletiva:

O sistema de pontuação para classificação dos atletas para as competições internacionais considera os resultados do Campeonato Brasileiro, realizado em janeiro deste ano em Maria Farinha (PE), e da Seletiva de Optimist. Cada competição conta com doze regatas. Somam-se os resultados dos dois eventos e cada velejador descarta o pior resultado em cada uma delas. Desta forma, serão somadas onze regatas do Brasileiro e onze regatas da Seletiva.

As regatas da Seletiva de Optimist começam nesta quarta-feira e seguem até domingo (13). Poderão ser realizadas, no máximo, quatro regatas no mesmo dia para a os Veteranos e duas para os Estreantes.