O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado passou seis anos imerso na Amazônia brasileira enquanto documentava a maior floresta tropical do mundo em preto e branco para seu novo livro.
De amplas fotos aéreas emoldurando a vegetação que povoa a paisagem a retratos sinceros de povos indígenas que vivem em toda a região, as fotografias de Salgado são um estudo revelador e íntimo da área, como nunca vista antes.
Ver essa foto no Instagram
Intitulado Amazônia, a publicação massiva, de 528 páginas lançada pela editora Taschen, compila essas imagens que, na ausência de cor, estão atentas aos contrastes naturais de luz e textura.
Um dos destaques do livro é o clique da Terra Indígena Raposa – Serra do Sol, que ocupa duas áreas ecologicamente distintas: campos ao sul e montanhas densamente arborizadas ao norte. Seu principal marco é o Monte Roraima, cujo nome está associado ao herói mitológico Macunaíma.
Eles exploram o ambiente único e o meio cultural que Salgado experimentou durante suas viagens ao visitar várias pequenas comunidades – as tribos incluem os Yanomami, os Asháninka, os Yawanawá, os Suruwahá, os Zo’é, os Kuikuro, os Waurá, os Kamayurá, os Korubo, Marubo, Awá e Macuxi – para criar um registro visual de suas tradições e modos de vida.
“Para mim, é a última fronteira, um misterioso universo próprio, onde a imensa força da natureza pode ser sentida como em nenhum outro lugar da Terra”, disse o fotógrafo em entrevista ao Colossal. “A floresta se estende ao infinito e contém um décimo de todas as espécies de plantas e animais vivas, e é o maior laboratório natural único do mundo”, fiz o brasileiro.
É possível fazer uma pré-reserva do novo livro de Sebastião Salgado no site da editora e encomendar uma cópia da edição histórica, que terá algumas das edições embaladas com uma impressão assinada.
Você também pode explorar mais sobre o trabalho de Sebastião Salgado, o mais famoso fotógrafo brasileiro em atividade, acessando um arquivo com momentos capturados ao redor do mundo, de Botswana e Mali à Guatemala e Vietnã, no Artsy.