O estado de Santa Catarina é o maior do país que tem recebido ocorrências de pinguins-de-Magalhães em 2021. De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), aproximadamente 2.421 pinguins da espécie foram encontrados no litoral de SC entre janeiro e agosto.
+ Mais de 50 pinguins são encontrados mortos em praia de SC
+ Diabos-da-tasmânia matam todos os pinguins de ilha australiana
+ Mais de 50 pinguins mortos aparecem em praia do Litoral Sul de SP
A pesquisa nacional do PMP, realizada pela Petrobras, apontou que os 12 mil bichos encontrados no Brasil, 3393 são pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus). Atrás de Santa Catarina, está São Paulo, onde foram achados 559 animais da espécie.
Comuns nas Ilhas Malvinas, na Argentina e no Chile, os animais fazem todos os anos movimentos migratórios sazonais para o Brasil, entre os meses de junho e novembro. Os pesquisadores do PMP analisam este comportamento migratório para tentar compreender a variação entre um ano e outro.
Praticamente a metade dos bichos encontrados na costa brasileira foram tartarugas marinhas. Foram encontrados aproximadamente 6.041 animais. O Rio de Janeiro e o Espirito Santo são estados com maior ocorrência delas, com 1.606 e 994, aproximadamente.
As esquipes dos PMPs trabalham diariamente e todos os animais marinhos encontrados debilitados ou mortos são analisados e, quando necessário, são transferidos para o atendimento veterinário. O período da reabilitação pode demorar alguns meses, dependendo do estado de saúde de cada animal.
As equipes dos PMPs atuam diariamente e todos os animais marinhos encontrados debilitados ou mortos são avaliados e, quando necessário, são encaminhados para o atendimento veterinário. O período da reabilitação pode demorar alguns meses, de acordo com o estado de saúde de cada animal.