Salva-vidas morre atingido por raio em praia dos EUA

Por Redação

Salva-vidas morre atingido por raio em praia dos EUA
Imagem: Erik Larsen

Um salva-vidas de 19 anos morreu após ser atingido por um raio e outras sete pessoas ficaram feridas em uma praia de Nova Jersey (EUA) na tarde desta segunda-feira (30). Os sobreviventes foram hospitalizados e a maioria teve ferimentos leves, como dor de cabeça e tontura.

+ Tempestades de raios matam 38 pessoas em dois estados da Índia
+ Fotógrafo registra 42 raios em uma só foto no México

O incidente aconteceu na orla marítima da 21st Avenue, conhecida como White Sands Beach, de acordo com funcionários do condado de Ocean.

Phil Murphy, governador do estado de Nova Jersey, divulgou um comunicado pouco depois das 19h (horário local). “Nossos corações estão com a família e os amigos do jovem salva-vidas morto após ser atingido pelo terrível raio de hoje na praia em Berkeley Township, e oramos por uma recuperação total para os feridos”, disse.

As vítimas não foram identificadas até a noite de segunda-feira, segundo informações do USA Today. No entanto, o Departamento de Polícia do município de Berkeley disse em um comunicado que dos sete feridos, três também eram salva-vidas do município.

A prefeita de Berkeley, Carmen F. Amato, também comentou o incidente: “Este é um dia trágico e de partir o coração para nossa cidade e para toda a costa de Jersey. Esse jovem estava lá todos os dias protegendo a vida de outras pessoas”.

“Nossas equipes de salva-vidas, como muitas ao longo da costa, desenvolvem conexões especiais com nossa comunidade durante o verão, o que torna essa perda ainda maior. Em meu nome e em nome de toda a comunidade, ofereço nossas mais profundas e sinceras condolências à família e aos amigos deste jovem”, completou.

A tempestade que atingiu a praia foi breve, mas intensa. Moradores da região disseram que o raio foi acompanhado por alguns dos trovões mais fortes que eles já ouviram em suas vidas.

Banhistas correram e abandonaram seus pertences na praia rapidamente e um posto de salva-vidas foi derrubado.

Kathy Gill, que mora a duas quadras do local, desceu para a praia para ver as consequências após ouvir os trovões. “Foi horrível. Minha casa tremeu, foi tão alto”, disse. “Logo depois, os carros de bombeiros começaram chegar.”

As praias de Berkeley estarão fechadas para nadadores até quinta-feira, já que todos os salva-vidas municipais e outros funcionários estarão de folga. Os locais permanecerão abertos para quem quiser permanecer na areia.