Sempre recebo a mesma pergunta sobre treinos de força: afinal, eu preciso fazer musculação? Por mais que seu objetivo seja apenas emagrecer – e para isso, você faça exercícios aeróbicos, como corrida ou spinning –, é necessário fortalecer os músculos para que eles tenham condições de aguentar o treino, evitando lesões futuras.
E a musculação é ainda mais importante para mulheres de 30 anos ou mais. É nessa idade que começa o “declínio metabólico”, período no qual começamos a perder massa muscular. E essa perda é nítida, se traduz em início da flacidez e até a percepção clara de termos menos músculos (e dificuldade para recuperá-los).
Leia também:
+ Corrida ou musculação? Saiba por que apostar nas duas
+ Musculação e aeróbico no mesmo dia, pode? Veja a resposta!
Você não precisa abrir mão do seu exercício aeróbico, mas saiba conciliar ambos os treinos: malhar antes ou depois do cardio vai depender do seu objetivo. Se sua meta é perda de gordura, “bombe” no aeróbio, continuando com um circuito leve na musculação. Porém, se o objetivo é tônus muscular, sugiro começar com a musculação e terminar com uma sessão na esteira ou bike ergométrica. Fazer o aeróbio primeiro pode fadigar os músculos, impedindo um bom rendimento na hora de puxar ferro.
Sei que muita gente odeia a musculação, mas coloque na cabeça que ela também faz parte da sua rotina de treinos, e inclusive ajudará a evoluir mais rápido em seu aeróbico preferido. Tenho certeza que isso amenizará (um pouco) o medo da musculação.
BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos.
Instagram: @biancavilelaoficial