Apesar de o ser humano conhecer as vantagens do congelamento para conservar alimentos e as delícias de bebidas geladas e até sorvetes há milênios, foi só recentemente que desenvolvemos a capacidade de levar o frio controladamente para dentro de casa – a geladeira moderna, por exemplo, foi inventada mais ou menos há cem anos.
+ Páscoa vegana: receita de ovo de chocolate sem ingredientes de origem animal
+ 5 maneiras certeiras de fazer amigos viajando sozinho
+ Criatura marinha de aparência estranha é encontrada em praia da Austrália (vídeo)
O congelamento, no entanto, pode servir para bem mais coisas. Por exemplo, se você congelar mexilhões, ostras e mariscos em geral, por exemplo, eles se abrem sozinho quando descongelam.
Em Nova York (EUA), quem está redescobrindo o congelamento é o chef Lucas Sin, especialmente as técnicas antigas do nordeste da China, região na qual sua famíla tem origem, informa o site da revista Seleções. Elas envolvem resfriar diversos ingredientes, entre eles tofu, peras-nash e batata-doce, para alterar suas texturas.
O tofu, por exemplo, fica mais esponjoso e com isso absorve melhor molhos e caldos em cozidos e refogados. Nas peras-nashi – que se parecem com uma maçã e também chamadas de peras-asiáticas –, o resultado é surprrendente: elas ficam mais doces e suculentas. A textura é de pera cozida, mas a fruta ainda está fresca. A batata-doce também tem seu sabor ampliado com o congelamento.
Em casa, uma coisa bastante fácil de fazer é congelar bebidas como sidra e similares, que têm uma boa quantidade de açúcar. Quando os líquidos são congelados, a água e o álcool vão se separando. Repita o processo algumas vezes e você obterá um destilado.