Dicas de trekking no Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro

Por Redação

Pico do Pão de Açúcar, um dos pontos altos da travessia. Foto: Shutterstock.

Ícone do trail run no Brasil, o cearense Chico Santos lidera esse trekking espetacular pelo Saco do Mamanguá, em Paraty (RJ).

Uma das travessias mais belas do Brasil, ela mistura praias paradisíacas, Mata Atlântica preservada e comunidades caiçaras tradicionais – onde a energia elétrica chegou há pouco tempo.

Veja também
+ O que fazer em Ibitipoca: como explorar o parque
+ Destinos e roteiros de viagens que vão mudar sua maneira de conhecer o mundo
+ Os 7 melhores livros de viagem de todos os tempos

No caminho você irá passar por Áreas de Proteção Ambiental (APA Cairuçu e Reserva Ecológica da Juatinga), o que faz a região ainda ser bem preservada. Além do acesso ser feito somente por trilhas ou barcos (não há estradas).

Sob a batuta da lenda do trail run Chico Santos, é possível conhecer o Saco do Mamanguá de diferentes formas. Foto: Divulgação / CS Experience.
Aventuras

O Pico do Pão de Açúcar, com altitude em torno de 420m, é com certeza um dos pontos altos da travessia, pois possibilita uma visão incrível do Saco e arredores. A Cachoeira do Saco Bravo, que deságua no mar, é outro destaque do trekking. Os roteiros escolhidos a dedo por Chico, através da sua empresa, a CS Experience, são feitos ao melhor estilo mochilão, mas há opção de contratação de cargueiros para aliviar o peso de barracas e demais itens pessoais.

Durma bem

Se a ideia é ficar no Saco do Mamanguá há algumas opções de pousadas bacanas e com pegada ambiental como a Mamanguá Eco Lodge. Já durante a travessia há alguns pontos de camping e em outros, casas dos pescadores, onde é possível esquecer um pouco da energia elétrica e apreciar um verdadeiro mar de estrelas.

Paladar

Um dos diferenciais deste passeio com certeza fica por conta das refeições preparadas pelo próprio Chico, que além de fera no trail run é um excelente chef de cozinha. Pergunte pelo prato “sem receita”, uma das especialidades da casa. o segredo aqui é uma refeição com os ingredientes mais naturais possíveis, sem plásticos ou enlatados, e muitos frutos do mar como ceviche, moqueca e lula recheada.

Fora da rota

À procura de mais emoção? Então faça o tour pelo Saco do Mamanguá correndo. São duas opções de roteiro, de 36 km e 56 km. Chico e sua equipe de guias estão mais do que preparados para assumir esse desafio e fazer todo o percurso em segurança com o grupo de corredores.

Foto: Divulgação / CS Experience.

VAI LÁ:
CS Experience
Paraty (RJ)
21 98144-9958 (WhatsApp)
@chico_santos_santos

Trecho da matéria “Viajar é o melhor destino”, publicada na edição 176 da revista Go Outside.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo