O que fazer em Ibitipoca: como explorar o parque

Por Jade Rezende

O que fazer em Ibitipoca - Go Outside
O Projeto IBITI compreende uma área de mais de 6.000 hectares. Foto: Divulgação/IBITI

Localizado na Serra do Ibitipoca, uma ramificação da Serra da Mantiqueira, o Parque Estadual do Ibitipoca é uma joia mineira de 1.488 hectares entre as cidades de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Mata Atlântica e diversos córregos e riachos, que formam piscinas naturais e cachoeiras, criam um dos destinos de natureza mais especiais do estado.

+ Edital para concessão dos parques do Ibitipoca e Itacolomi é aberto
+ O que fazer em Santo Antônio do Pinhal: 4 atrativos imperdíveis

O que fazer em Ibitipoca

A correnteza forte chega a fazer escavações que formam passagens subterrâneas, como a Ponte de Pedra. Além das águas e trilhas, que alcançam até 1.784 metros acima do nível do mar, a fauna local é outro atrativo para os visitantes: espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata sauá podem aparecer pela região. 

O parque tem 25 km de trilhas abertas aos visitantes e é dividido em três circuitos: Circuito das Águas, Circuito Janela do Céu e Circuito do Pião. Um dos destaques é o Janela do Céu, o percurso mais longo, exigente e procurado do parque, totalizando 16 km e uma vista que faz qualquer esforço valer a pena no final.

Tire um dia de descanso das trilhas e atividades do Ibitipoca e fique acordado algumas horas da noite para explorar o astroturismo no local. O céu noturno da região é uma atração por si só, com inúmeras constelações visíveis a olho nu, já que as iluminações artificiais das grandes cidades estão longe.

Hotel no Ibitipoca

O Projeto IBITI – antes já conhecido como Reserva do Ibitipoca e Comuna do Ibitipoca –  oferece hospedagem e compreende uma área de mais de 6.000 hectares em Conceição do Ibitipoca, um distrito do município de Lima Duarte. O território foi anteriormente degradado, mas, segundo o Projeto, 99% da área está em processo em parceria das comunidades vizinhas, com a recuperação da flora e fauna nativas da Mata Atlântica. A organização se define como um “projeto socioambiental experimental focado no homem e sua casa, o planeta” e apresenta diversas iniciativas ambientais e sociais.

Escolha uma das três opções de hospedagem do local: Engenho, a mais sofisticada, Remote, com acomodações mais isoladas e privativas, e Village, para quem busca experienciar a vida em uma comunidade do interior.

Um dos destaques do IBITI é o restaurante Yucca, dirigido pelo Chef Mateus Abdo. A cozinha criativa segue a filosofia garden to table com uma alimentação saudável, orgânica e vegetariana. A cozinha do restaurante é integrada ao salão para dar aos visitantes uma experiência gastronômica mais intimista.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo