O litoral norte de SP tem belas praias, rios, cachoeiras e Mata Atlântica preservada – um prato cheio para quem gosta de navegar por águas doces e salgadas. A região inclui as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
+ Praias do litoral norte quase ‘desertas’ para fugir de aglomerações em SP
+ 6 pequenas ilhas no Litoral Norte de São Paulo para você conhecer remando
+ Litoral Norte de SP: grupo imobiliário aciona Justiça para construir em área protegida
Além de rica vida marinha, essa região conta com estrutura de serviços como marinas, portos de embarque e desembarque e empresas que realizam passeios náuticos, reforçando o potencial de atrativos que podem ser visitados por todos os perfis de turistas. O turismo náutico é uma experiência que pode ser feita no litoral norte durante o ano inteiro, isso porque, além do calor nas cinco cidades, as condições de mar são favoráveis em todas as estações. Confira algumas rotas para navegar de diferentes formas pela região:
6 rotas para navegar no litoral norte de SP
1. Canoa acessível no rio Jaguareguava – Bertioga
A canoagem é um destaques acessíveis de Bertioga, podendo receber qualquer pessoa com deficiência, independente de seu grau de dificuldade, já que existem dois catamarãs adaptados especialmente para eles. O rio Jaguareguava mostra claramente a transição do manguezal e da restinga. O passeio inicia-se num ponto de profundidade em média de 1,5 m de acordo com a maré, solo de mangue e todo cercado pelo manguezal no seu último quilômetro até a foz. Subindo em direção a nascente, logo este fundo de mangue se transforma em areias claras, que, somado às águas cristalinas que descem da cachoeira, mais as muitas prainhas que se encontram ao longo de 3 km serpenteando adentram a restinga do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Bertioga.
2. Juqueriquerê – Caraguatatuba
O Rio Juqueriquerê tem 13 kmde extensão e é o único rio navegável do Litoral Norte, sendo uma das mais belas atrações para quem gosta de navegação fluvial. Ali, o visitante confere ao longo do seu percurso a riqueza da fauna e flora, conhece o manguezal, restinga e um pouco da Mata Atlântica.
3. Passeio de barco para Castelhanos – Ilhabela
A Praia de Castelhanos é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. E, por seu percurso incluir uma estrada de 15 km, acessível apenas de 4×4, o passeio de barco até lá surge como melhor alternativa para conhecer o lugar. O roteiro inclui paradas em outras praias paradisíacas no caminho, como a Praia da Fome e Saco do Eustáquio.
4. Arquipélago de Alcatrazes – São Sebastião
Segunda maior unidade de conservação marinha do Brasil, o arquipélago conta com as ilhas mais distantes da costa de São Sebastião, a aproximadamente 33 km do litoral. Reaberto em 2019, o lugar é um reduto de natureza ainda pouco explorado e conta com uma paisagem que inclui enormes rochedos arredondados e vegetação de Mata Atlântica, além de mar cristalino, sendo um refúgio de vida silvestre administrado pelo ICMBio – as visitas, inclusive, devem ser monitoradas por um profissional do Instituto, já que a área é protegida por uma unidade de conservação federal.
5. Passeio para as Ilhas – São Sebastião
As Ilhas, localizadas próximas das praias de Barra do Sahy e Juquehy, são um passeio ideal de barco para quem quer curtir águas calmas e cristalinas. O atrativo também pode ser acessado de jet ski ou até mesmo de caiaque e stand-up paddle em dias em que o mar está calmo.
6. Ilha das Couves – Ubatuba
Com acesso via barco ou lancha a partir de Picinguaba, a Ilha das Couves é um verdadeiro paraíso situado no extremo norte de Ubatuba. O lugar tem rica vida marinha que atrai mergulhadores de todo o país e, na faixa de areia de 60 metros, é possível aproveitar o sol e a beleza da vegetação nativa. A ilha também possui diversas piscinas naturais para quem desejar nadar com snorkel.