Casais estão mais propensos a fazer sexo no camping do que em casa, diz pesquisa
Por Graham Averil*
Como manter aquela chama da paixão? Qual o segredo do eterno romance? Não há nenhum remédio, mas existem algumas práticas importantes para adicionar no dia a dia do casal. Praticar exercícios juntos, jantares-surpresa, viagens (de preferência em barraca), momentos de relax e ioga, são alguns exemplos. Confira as dicas para ter um eterno romance:
1. Treine a dois
Um estudo de 2010 publicado na revista científica British Journal of Psichology mostrou que treinar junto — seja correndo ou escalando em um ginásio — ajuda casais a aumentarem suas conexões românticas por meio de mimetismo não verbal, ou seja, realizando as mesmas ações simultaneamente.”Casais que treinam juntos conseguem encontrar novos tipos de vínculos’ diz Jeff Fine, psicoterapeuta e personal trainer.
2. Invista em afrodisiacos
Ginseng e maca dão mais energia, vigor e sensação de bem-estar, e o alho estimula o fluxo sanguíneo dos órgãos sexuais. Porém a melhor forma de literalmente dar um gás na vida sexual é experimentar algo totalmente novo — digamos, por exemplo, jambu, que faz a língua formigar.”Talvez seja a adrenalina ou o entusiasmo psicológico, mas Preparar e comer alimentos que tenham algo de ‘perigoso’ pode ser estimulante”, diz Meryl Rosofsky, professora de nutrição e estudos alimentares da Universidade de Nova York (EUA).
3. Viaje mais
Planejar uma viagem de um dia ou um fim de semana juntos no interior ou na praia dá aos casais mais assunto sobre o que discutir além de quem vai pegar as crianças na escola. “É uma distração saudável”, diz Jordan Hall, diretor da Rock Your Marriage, uma empresa norte-americana que oferece Consultoria e organiza retiros para casais. Bônus: se a aventura envolver uma barraca, pode ser que, inclusive, vocês tenham sorte. Quase todos — 95% — os casais entrevistados pela fabricante de barracas Qipro em 2013 disseram estar mais propensos a fazer sexo no camping que em casa.
4. Diga “ooommm”
Uma série de estudos realizados pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que a prática regular de meditação diminui o estresse, melhora o humor e aumenta o apetite sexual. “Quanto menos estresse você sentir, mais aberto e livre estará para sua cara-metade’ diz a psicoterapeuta Mandy Cavan.
5. Pratique Ioga
Um estudo publicado na revista científica Journal of Sexual Medicine diz que uma hora de ioga ao dia pode levar a uma vida sexual melhor. Inúmeras posturas aumentam o fluxo sanguíneo e tonificam os músculos da pélvis, o que aumenta o desejo e o desempenho sexual, de acordo com Rachel Allyn, psiquiatra, terapeuta sexual e instrutora de ioga. E praticar ioga com seu parceiro pode potencializar ainda mais esses efeitos.”
Dessa forma, os casais se comunicam em um nível mais profundo, estabelecendo conexões entre suas respirações, sensibili dades e intuições’ diz ela.
- A paixão pela estrada dos nômades digitais do “Love & Road”
- Como lidar quando o seu amado (a) ama esportes radicais
*Trecho da matéria “Amores em tempos de aventura” da edição nº 138 da revista Go Outside, março de 2017