Em junho de 2021, o remador Cyril Derreumaux tentou fazer a travessia da Califórnia ao Havaí de caiaque. A viagem pelo Pacífico, no entanto, não deu certo e exigiu um resgate logo no 6º dia da expedição que tinha como objetivo percorrer, ao todo, 2.100 milhas (mais de 3.458 km).
+ Passeios de caiaque: 6 roteiros para remar no Brasil e no exterior
+ Duas trilhas em Ubatuba para fazer de caiaque ou a pé
+ 13 aventuras em um México que você não conhece
Derreymaux conta que aprendeu muitas coisas com a sua primeira tentativa e que o imprevisto não o fez desistir.
Por isso, nesta semana, mais precisamente na quinta-feira 2 de junho, ele partirá para a missão novamente. Até hoje, apenas uma pessoa já conseguiu remar com sucesso da área da baía da Califórnia até Honolulu, no Havaí.
O resgate
Após se preparar por 3 anos para a viagem e decidir partir, em 6 de junho de 2021, uma tripulação de helicóptero da Guarda Costeira desceu um salva vidas para resgatar o remador que estava a 70 milhas (112km) a oeste de Santa Cruz.
De acordo com a NBC Bay Area, as coisas não estavam indo bem por diversas razões. Derreumaux havia perdido a âncora de seu barco de 23 pés. Além disso, as linhas da âncora se emaranharam no leme, seu GPS estava com defeito e ele estava enjoado.
A experiência
Derreumaux e ‘Valentine’ em busca do recorde
A vantagem
- Modificação do sistema de ancoragem marítima e suas linhas, bem como do poço do leme e da bolina
- Instalação de um sistema de comunicação via satélite com antena externa, permitindo que ele faça chamadas telefônicas e e-mails de dentro da cabine
- Adição de painéis laterais personalizados para evitar vazamento de água no cockpit
- Adição de uma bomba manual dentro do cockpit para substituir a elétrica (primária)
Ver essa foto no Instagram
“Projetando o barco, fazendo-o sob medida, aprimorando-o por meses e meses, fazendo testes no mar após testes no mar, agora estou me aproximando da linha de partida novamente. Estou feliz com meu equipamento. Eu sei como usá-los e consertá-los. Agora só tenho que juntar tudo e fazer acontecer”, disse Derreumaux. “Vai ser terrivelmente difícil, mas farei o meu melhor para torná-lo um sucesso”, completa ele.
A chegada
Ver essa foto no Instagram
Segundo o site da expedição, Derreumaux entra a bordo do Valentine em 2 de junho por volta do meio-dia, horário local. Você pode acompanhar o progresso da missão em transmissão ao vivo diretamente por lá.