4 receitas com creatina para melhorar a performance

Por Ashia Aubourg, para a Outside USA

Receitas com creatina: balinhas de gelatina
Foto: Ashia Aubourg

Em vez de só tomar o suplemento com água, seja criativo. Aqui estão quatro receitas com creatina para você experimentar.

+ Mitos e verdades sobre a creatina
+ Por que atletas de resistência deveriam tomar creatina?
+ Por que a creatina é o suplemento queridinho dos atletas?

Se você procurar receitas com creatina nas redes sociais, vai encontrar muitos influenciadores colocando o suplemento em tudo, desde smoothies até tigelas de aveia. Embora especialistas e influenciadores promovam seus benefícios em seus vídeos, eu evitava usá-la porque sempre fui um pouco cética em relação aos suplementos. Antes de adicionar à minha dieta, eu tinha muitas perguntas que precisavam de respostas. A creatina realmente pode melhorar o desempenho? É segura? E que tipo de suplemento é?

Para que serve a creatina?

A creatina é um composto encontrado em carnes e peixes e também é naturalmente produzida pelo corpo humano, diz Richard Kreider, diretor do laboratório de nutrição esportiva e exercício da Texas A&M University, nos Estados Unidos. Kristen Konkol, professora associada de ciências do exercício da Syracuse University, também nos EUA, afirma que a creatina pode ajudar a melhorar a força e o poder, melhorar a recuperação muscular, aumentar a massa muscular e até fornecer benefícios cognitivos.

Qual é o ponto negativo da creatina?

Como você provavelmente sabe, há alguma controvérsia sobre a segurança da creatina. As pessoas acreditam há muito tempo que a creatina é um esteroide anabolizante (não é) e que consumi-la pode levar a danos nos rins, perda de cabelo e desidratação. Felizmente, as evidências científicas sugerem que essas alegações são mitos. Um estudo sugere que a maioria das pessoas pode consumir 30 gramas de creatina por dia durante até cinco anos sem grandes riscos. No entanto, se você planeja ingerir creatina todos os dias por toda a vida, é melhor reduzir esse número para apenas três gramas por dia, diz Kreider.
Mas em vez de só adicionar creatina à água, eu queria encontrar maneiras criativas de incorporá-la à minha dieta. Aqui estão as poucas receitas que realmente se destacaram para mim e o que um especialista em nutrição tinha a dizer sobre elas.

4 receitas com creatina

1. Bolinhas de Creatina com Manteiga de Amendoim, Chocolate e Café

creatine chocolate balls
Foto: Ashia Aubourg

Sou uma amante de sobremesas, então, sempre que o jantar acaba, geralmente me encontro correndo pela cozinha em busca de um docinho. Quando encontrei essas bolinhas de creatina com manteiga de amendoim e chocolate no blog de comida Kridom, fiquei imediatamente intrigada.

A receita pedia aveia, figos secos, manteiga de amendoim, café, whey protein de chocolate, xarope de bordo, três colheres de chá de creatina, canela e sal. Depois de misturar tudo em uma tigela, usei uma colher de sopa para pegar porções da massa e as enrolei em bolinhas.

Quando ficaram esferas perfeitas, polvilhei-as com sal marinho grosso. Você também pode cobri-las com coco ralado, amendoins triturados ou um fio de chocolate derretido.

Jenna Stangland, nutricionista baseada em Minneapolis, Minnesota (EUA), recomenda esses petiscos energéticos como um ótimo lanche pré-treino, pois eles podem ajudar a aumentar o desempenho. “A cafeína do café age como um estimulante mental, a creatina ajuda a otimizar tanto o cérebro quanto o funcionamento do corpo, os carboidratos dos figos, aveia e flocos de quinoa fornecem energia para o seu treino, e a proteína apoia a recuperação muscular”, diz Stangland.

Ela recomenda comer uma ou duas dessas bolinhas cerca de 30 minutos antes de se exercitar.

2. Limonada de Creatina

A glass of lemonade made with creatine, fresh-squeezed lemon juice, water, and agave.
Foto: Ashia Aubourg

Quando encontrei um tutorial de limonada de creatina no @thefamilykitchencoach, sabia que tinha que experimentar, porque, sabe, quem não gosta de um copo gelado de limonada?

Para fazer isso, espremi um limão (você pode usar suco de limão comprado se preferir) e adicionei três gramas de creatina em pó. Embora a receita peça cinco gramas de creatina, optei por usar três gramas, de acordo com o conselho de Kreider, e porque sou nova com creatina. Em seguida, coloquei duas xícaras de água. A receita original sugere adicionar uma colher de chá de stevia, mas escolhi usar agave, pois é meu adoçante preferido.

3. Balinhas de Geletatina de Creatina com Melancia 

Gummies made out of gelatin, creatine, red food coloring, lemon juice, and honey.
Foto: Ashia Aubourg

Durante meus anos de faculdade, fiz alguns cursos de ciência dos alimentos, e um dos meus tópicos favoritos foi aprender como a gelatina pode melhorar a textura e a estabilidade de certos pratos. Então, quando encontrei um vídeo de @thefitblondeyy despejando líquido em formas para fazer gummy bears, as balinhas de gelatina, corri para pedir todas as ferramentas necessárias para tentar também.

Fazer balinhas caseiras pode parecer complicado, mas é surpreendentemente fácil. Embora eu tenha optado por comprar uma forma em formato de ursinho, isso é totalmente opcional—só tenha certeza de usar algum tipo de molde de silicone para que suas balas não grudem. Eu até testei essa receita com uma forma de cubos de gelo, e funcionou.

Para fazer gummy bears de creatina, comece adicionando uma xícara e meia de água a uma panela, junto com meia xícara de suco de limão, quatro colheres de sopa de gelatina e 10 porções de creatina com sabor de melancia. Como não tinha esse sabor, adicionei uma gota de corante vermelho para dar uma aparência frutal e três colheres de sopa de mel para adoçar.

Depois, aquecei a mistura em fogo médio, mexendo até a gelatina dissolver; isso levou cerca de dois minutos. Em seguida, usei uma colher (ou conta-gotas também serve) para transferir a mistura para o molde. Coloquei as gomas na geladeira por duas horas para que pudessem solidificar.

4. Calda de Chocolate com Creatina

Chocolate dip made of creatine, protein powder, peanut butter, and almond milk.
Foto: Ashia Aubourg

Essa calda da @thesamplan tem apenas quatro ingredientes: creatina, proteína em pó, manteiga de amendoim e leite de amêndoa. A receita é simples também.

Misturei três gramas de creatina, duas colheres de sopa de proteína em pó (usei sabor chocolate) e duas colheres de sopa de manteiga de amendoim. Depois, adicionei lentamente um quarto de xícara de leite de amêndoa, mexendo até que a mistura alcançasse a consistência de massa de brownie.

Após um treino, é ideal consumir carboidratos e proteínas para ajudar a repor suas reservas de energia e apoiar a recuperação muscular, diz Stangland. “A maçã e o leite de amêndoa fornecem os carboidratos, enquanto o whey protein e a manteiga de amendoim fornecem a proteína. A creatina completa esse trio de nutrientes que ajudam na recuperação”, afirma ela.