Quem percorre os mais de 300 km do Caminhos de Rosa a pé, de bike ou correndo, tem como parada obrigatória a centenária Fazenda Paulista, na pequena cidade de Cordisburgo. É lá que o ultramaratonista e chef de cozinha André Zumzum presenteia os viajantes com uma verdadeira imersão gastronômica pelos caminhos que inspiraram o escritor João Guimarães Rosa no sertão de Minas Gerais.
Uma das especialidades da casa é o strogonoff de camarão com creme de coco e arroz negro, uma releitura da famosa expedição de 1952 do poeta pelo interior do estado. “A receita original levava o Surubim, peixe considerado símbolo do rio São Francisco”, conta André, que possui mais de 30 ultramaratonas no currículo.
Veja também
+ Quer emagrecer? Então coma carboidratos e pedale
+ Especialista dá dicas de hábitos saudáveis para crianças nas férias
+ Prêmio Outsiders: 18 atletas, visionários e personalidades que brilharam em 2022
“A ideia é uma receita que nos remete à água, que seja leve e impactante, e que não deixe de levar um pouco das cores do sertão”, explica o corredor, que idealizou a rota Caminhos de Rosa em 2014, quando passou a alimentar a alma e o estômago dos hóspedes da Fazenda.
Outro grande nome da corrida e que vem aprimorando seu talento culinário nos últimos anos é o cearense Chico Santos. O atleta, que já ganhou praticamente todas as grandes provas de trail no Brasil, é o responsável por preparar as refeições da galera nos roteiros de trekking que organiza pelas trilhas de Paraty, no Rio de Janeiro, através da sua empresa, a CS Experience. O segredo, de acordo com a lenda do trail run, é utilizar os ingredientes mais naturais possíveis e valorizar a cultura caiçara, com os frutos do mar sempre protagonistas de seus pratos.
A uns bons quilômetros dali, na Serra da Mantiqueira, quem recebe os aventureiros de plantão é o chef Anderson Oliveira, responsável pela cozinha do Restaurante Dona Chica, um dos mais tradicionais de Campos do Jordão. Anderson é especialista no conceito de sustentabilidade e conhecido pela criatividade, priorizando no cardápio produtos da região como a truta, pinhão, peixinho-de-horta, frutas vermelhas, cogumelos, arroz negro e muitos outros. Já a educadora física Andrea Azevedo e a nutricionista esportiva Juliana Maciel são exemplos de atletas que desenvolveram seus próprios truques na cozinha e trazem sempre uma carta saudável na manga.
A seguir, esta turma compartilha algumas dicas de receitas para você fazer bonito neste verão.
André Zumzum (@andrezumzum)
Strogonoff de camarão com creme de coco e arroz negro
Arroz negro – 100 gramas por pessoa
Leite de coco – 200 ml por pessoa
Óleo de Dendê – 50 ml
Amido de milho (maisena) – 200 gramas
Alho – 1 cabeça
Camarão – 200 gramas por pessoa
(Cogumelos ou palmito como opções veganas ficam sensacionais)
Coentro a gosto
1 Pimentão amarelo
1 Pimentão vermelho
Modo de preparo
“Coloque o arroz negro para cozinhar na panela de pressão e adicione sal a gosto. Quando ela der pressão contar 10 minutos e desligar o fogo. Coloque a panela sob água corrente até esfriar. Abra a tampa, retire o arroz e lave, até a água sair limpa. Para lavar, coloque o arroz em uma peneira, e deixe a água da torneira cair sobre ele. Despeje o arroz em uma panela limpa e reserve. Para fazer o creme de coco, há duas opções: no Brasil temos o Mardicô, um creme de coco pronto, prático e delicioso. Mas também é possível fazer. Para isso, coloque 200 ml de leite de coco no liquidificador, com duas colheres de sopa de amido de milho; bata rapidamente por até 10 segundos, despeje em uma panela e coloque no fogo alto até dar o ponto de fervura. Fervendo, deixe em fogo baixo. Agora é hora de finalizar o prato e preparar o camarão. Aqueça o arroz em fogo baixo. Coloque o camarão em uma panela tipo Wok, adicionando duas colheres de azeite de dendê. Doure o camarão dos dois lados, rapidamente (1 a 2 minutos de cada lado). Feito isso, adicione o creme de coco e mais uma colher de azeite de dendê. Complete com os pimentões picados e o coentro, sempre a gosto. Deixe ferver por cinco minutos em fogo médio e pronto.”
Chico Santos (@chico_santos_santos)
Ingredientes
300g de peixe lombo ou filé (cherne, badejo, robalo, tilápia, linguado)
1 cebola roxa média
1 maço de coentro
Suco de três limões
Azeite a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
1 kg batata doce
Modo de preparo
“Primeiro corte as batatas em rodelas finas. Coloque em um tabuleiro para assar com um leve toque de azeite e sal. Fique atento para não deixar queimar. Troque de lado e quando estiverem morenas, retire do forno e reserve. Embale o peixe em plástico filme e leve ao congelador até ele ficar com a consistência mais firme, sem congelar. Corte a cebola bem fininha, acrescente o suco de limão e os temperos e deixe marinando. Retire o peixe do freezer, corte em lâminas finas e coloque junto da cebola e temperos. Acrescente o azeite, mexa com cuidado e deixe marinar por alguns minutos. Antes de servir, coloque o coentro para finalizar.”
Andrea Azevedo (@andreaazevedo__)
Ingredientes
1/2 pêra / 2 bananas ou 1 maçã em fatias finas
1 ovo
1 colher de sopa de farelo ou farinha de aveia
1 colher de sopa de proteína do leite ou vegana (ou troque por mais uma de aveia)
Canela a gosto
Modo de preparo
Unte uma frigideira pequena e coloque as fatias de pêra ou maçã salpicadas com canela mais um pouco de água; tampe e deixe cozinhar um pouquinho em fogo médio. Misture os ingredientes da panqueca, batendo bem com um garfo. Se precisar, coloque bem pouco de água ou leite vegetal (aveia, caju) para a massa ficar um pouquinho mais líquida. Caso coloque água demais, basta acrescentar mais aveia. Adicione a canela à massa. Despeje a mistura sobre as pêras, maçãs ou banana, tampe a frigideira e deixe cozinhar. Depois vire com cuidado. Acrescente geleia e fruta a gosto por cima.
Anderson Oliveira (@donachicarestaurante)
Verrine de geleia de tomate de árvore com frutas vermelhas e pipoca de arroz
Ingredientes
– 120g de coalhada caseira
– 1 pedaço pequeno de favo de mel
– 15g de mel
– 15g de geleia de tomate de árvore
– 6 framboesas frescas
– 6 amoras pretas frescas
– 6 mirtilos frescos
– Flor de Juá para decorar
– Pipoca de arroz vermelho para finalizar
Modo de preparo
“Coloque no fundo de uma taça um pouco de geleia e depois a coalhada, intercalando as camadas. No meio, adicione um fio de mel, o pequeno pedaço do favo e metade das frutas vermelhas. Conclua com a coalhada e decore com o restante das frutas vermelhas e flor de Juá. Frite em óleo quente um pouco de arroz e coloque no canto da taça para ter uma crocância.”
Juliana Maciel (@julianamaciels)
Bolo vegano de maçã, tâmaras e coco
Ingredientes
1 xícara de tâmaras picadas
½ xícara de coco ralado
1 xícara de aveia (uso flocos finos mix farinha de aveia)
1 xícara de água (uso 1/2 leite vegetal e 1/2 de água)
3 colheres sopa de melado
1 banana
½ xícara óleo de coco
1 maçã
1 colher sopa de fermento
Modo de preparo
Cozinhe as tâmaras por 5 minutos e depois pique e reserve. Pique a maçã em cubinhos pequenos. Bata no liquidificador a água, aveia, óleo de coco, banana e melado. Acrescente as tâmaras, a maçã e o fermento. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos, deixe esfriar e depois sirva.