A aveia como primeira refeição do dia é uma jogada inteligente em nutrição: a aveia é uma boa fonte de fibras, juntamente com uma variedade de vitaminas e minerais necessários para apoiar a boa saúde e o treinamento. Um estudo publicado no Nutrition & Metabolism descobriu que a aveia tem o poder de alterar nosso microbioma em direção a uma maior população de “bons micróbios” que podem melhorar os números lipídicos para uma melhor saúde cardíaca. Esta receita de assado de aveia com proteína leva o lanche tradicional a novos patamares.
+ Por que a aveia é um dos melhores alimentos para o café da manhã
+ Aveia ainda é o café da manhã com melhor desempenho do mundo; veja receitas de atletas
Consumir proteína de manhã é essencial – mas a aveia não é uma potência em proteínas. Pesquisas recentes mostram que a manhã é o momento mais importante do dia para consumir essa macro, a fim de construir massa corporal magra, sugerindo que as calorias de proteína podem ser utilizadas de forma mais eficiente mais cedo no seu dia. Aumentar a massa muscular pode torná-lo um corredor mais poderoso e resistente a lesões.
Tente experimentar o assado de aveia. Quando as frutas vermelhas são assadas com aveia temperada com canela e pó de manteiga de amendoim de nozes e, em seguida, cobertas com iogurte cremoso com infusão de baunilha, o resultado é uma cassarola de café da manhã reconfortante que pode mantê-lo bem alimentado por quase uma semana de cafés da manhã. Adicionar sementes de cânhamo proporciona mais proteína e uma grande quantidade de ácidos graxos ômega essenciais.
Assado de aveia proteico
Esta aveia assada com proteína fornece 29 gramas de proteína por porção. A manteiga de amendoim em pó é feita com nozes torradas inteiras que foram prensadas para remover a maior parte do óleo, e então as partículas de nozes restantes são moídas em um pó fino que é mais concentrado em proteína (e com menos gordura), mas cheio do delicioso sabor de manteiga de amendoim. Tnha em mente que os pós de proteína vegetal tendem a ser melhores em receitas assadas do que a proteína do soro de leite.
Usar aveia integral em flocos além da variedade em flocos dá a esta cassarola de café da manhã mais sustentação. Se você não consome laticínios, pode trocar o leite e o iogurte por opções à base de plantas e usar óleo de coco em vez de manteiga (mas lembre-se: o leite de vaca fornece mais proteína; uma marca filtrada realmente aumenta esse macro). As sobras são facilmente reaquecidas no micro-ondas.
+ Sem ideia para pré-treino? Confira 2 receitas nutritivas de aveia salgada
Receita de assado de aveia com proteína
Rende 6 porções
- Ingredientes
1 xícara de aveia integral em flocos - 1½ xícaras de aveia em flocos
- ½ xícara de manteiga de amendoim em pó
- ¼ xícara de sementes de cânhamo (opcional)
- 2 colheres de chá de canela
- ¼ colher de chá de sal
- 2 ovos grandes
- 1½ xícaras de leite ou leite vegetal sem açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida, ligeiramente cozida, além de mais para untar
- 4 xícaras de morangos ou framboesas frescas ou congeladas
- 2 xícaras de iogurte grego natural
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- Xarope de bordo (opcional)
Modo de preparo
- Cubra a aveia integral em flocos com água e deixe de molho por pelo menos 4 horas;
- Pré-aqueça o forno a 175°C. Unte uma assadeira de 20 x 30 cm com manteiga;
- Escorra a aveia integral em flocos e coloque em uma tigela grande. Adicione a aveia em flocos, o pó de manteiga de amendoim, a canela e o sal, e mexa até ficar tudo combinado;
- Em uma tigela separada, bata os ovos, o leite e a manteiga derretida. Adicione a mistura líquida à aveia e misture delicadamente até que tudo esteja úmido;
- Coloque as frutas vermelhas no fundo da assadeira e cubra com a mistura de aveia. Asse a 180° C até que a cobertura esteja firme, cerca de 40 minutos;
- Misture o iogurte e a baunilha. Sirva quadrados de aveia assada com cerca de 5 colheres de sopa da mistura de iogurte. Jogue o xarope de bordo, se desejar.