Raspar a língua com a técnica ayurveda tem se tornado popular recentemente, principalmente como um passo adicional para o autocuidado. Mas a verdade é que essa técnica já existe há bastante tempo, e é uma prática milenar da medicina ayurveda, que tem como principal objetivo eliminar bactérias, fungos, toxinas e outros resíduos.
+ Xapa Xana: conheça o lubrificante de maconha que virou moda no Brasil
+ O que é ‘ikigai’ e como ele ajuda as pessoas a encontrarem propósito de vida
+ Maconha e saúde mental: planta combate ansiedade e depressão
Para quem está sempre buscando alternativas diferentes para melhorar a saúde e ter maior qualidade de vida, essa prática pode ser fundamental.
Mas, o que é a medicina ayurveda?
Com aproximadamente 5 mil anos de história, o ayurveda é um termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida”, é o mais antigo sistema de saúde de que se sabe. Ele surgiu no território onde hoje fica a Índia e o Paquistão, mas se popularizou pelo Brasil a partir dos anos 1980.
Para pensar no ayurveda é preciso deixar os conceitos que conhecemos da medicina ocidental sobre saúde, doenças e cura, de lado. O grande objetivo do ayurveda é encontrar uma harmonia completa entre corpo, mente e alma. Além disso, a técnica visa manter o indivíduo conectado e em equilíbrio com ele mesmo, com a natureza e com outros seres.
Pode parecer estranho quando pensamos “o que essa técnica tem a ver com o mercado de cosméticos e bem-estar?”, na verdade, ela tem tudo a ver, já que hoje em dia é quase impossível não manter os dois andando lado a lado. Atualmente, muitas pessoas começaram a procurar praticas de relaxamento e cuidados com o corpo, como uma forma de aliviar a vida agitada, a ansiedade do cotidiano e os altos picos de estresse.
Qual o objetivo de fazer raspagem na língua?
Muitas pessoas possuem o hábito de acordar pela manhã e na sequência tomar uma copo d’água ou até mesmo tomar o café da manhã, mas o que poucos compreendem é que esse hábito pode acabar sendo bem prejudicial para o organismo, já que nesse processo de comer ou beber algo antes da higienização bucal, todas as toxinas do corpo podem voltar para o organismo.
View this post on Instagram
Durante a noite o corpo entra em processo de detoxificação, ou seja, ele faz a limpeza de compostos tóxicos em nosso corpo, envolvendo um complexo de enzimas que são geradas principalmente no fígado, onde possui um grande impacto para o funcionamento correto das nossas células.
Por isso pela manhã a língua fica com uma coloração mais branca; essa coloração é uma ‘massa’ chamada de saburra lingual, que é produzida durante esse processo de detoxificação.
A técnica da ayurveda de raspar a língua promete trazer diversos benefícios. Além da higiene bucal, realizar esse processo todos os dias pode trazer mudanças no organismo como a melhora no processo digestivo, regulamento do funcionamento intestinal e até mesmo na ingestão dos alimentos, onde será possível aproveitar melhor o sabor de cada alimento, já que a raspagem retira todas as toxinas, bactérias e entre outros resíduos acumulados no órgão durante a noite, e aquele gosto ruim na boca.
Como raspar a língua com a técnica ayurveda?
Essa prática é bem intuitiva e segue à risca o nome que tem. Para colocar em prática, é necessário ter um limpador de língua. As recomendações é que seja usado um de inox ou de cobre, que não causam alergias ou e também não correm o risco de soltar algum tipo de resíduo, como pode acontecer com os de plástico.
Esse hábito, de acordo com a ayurveda, deve ser incluído na parte da manhã, em jejum e antes mesmo de escovar os dentes. Seguindo essas regrinhas básicas, você terá um resultado melhor e de forma mais visível, além de evitar que o corpo reabsorva as toxinas que expeliu durante a noite.
Para realizar a raspagem, basta abrir bem a boca, colocando a língua para fora. Com a ajuda do raspador, basta arrastá-lo sobre a língua do fundo até a ponta. Repita o movimento algumas vezes, sempre utilizando a água da torneira mesmo para te auxiliar. Depois de fazer a raspagem você pode seguir o fluxo normal da higiene bucal, escovando os dentes e usando o fio dental.