Quer acabar com a confusão mental? Ajuste sua dieta para encontrar alívio

Ilustração: Eren K Wilson.

Se você está se sentindo mentalmente confuso e incapaz de se concentrar, pode estar sofrendo de confusão mental.

A névoa cerebral traz  sintomas como  problemas de memória, falta de clareza mental e dificuldade de concentração. Você pode sentir que está literalmente no meio de uma névoa; você também pode se sentir lento e exausto. É como ter fadiga cerebral, tornando difícil passar o dia, mesmo que você se sinta saudável.

Existem várias causas potenciais para a confusão mental – e maneiras de encontrar alívio.

O que causa a névoa cerebral?

A névoa cerebral normalmente não aparece como um problema de saúde independente. É um sintoma que está ligado a algumas causas subjacentes diferentes.

Uma série de  alterações na saúde  podem resultar em confusão mental. Alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez ou a menopausa, podem causar isso. Certos medicamentos, como medicamentos para pressão arterial ou medicamentos quimioterápicos, podem causar isso. Sabe-se também que várias condições médicas causam confusão mental. É particularmente comum em condições associadas à inflamação e aos níveis de glicose no sangue, como hipotireoidismo, doenças autoimunes e diabetes.

Vírus e infecções também podem causar confusão mental. Mesmo que você acredite que superou um determinado vírus ou doença viral, os efeitos podem permanecer em seu corpo, causando efeitos colaterais, pois seu sistema imunológico ainda trabalha para eliminar quaisquer proteínas virais suspeitas.

A névoa cerebral pode até ser causada por estresse crônico e falta de sono. A fadiga mental é um efeito colateral do estresse e, à medida que seu cérebro fica exausto, os sintomas de confusão mental podem começar a aparecer.

Talvez a causa subjacente mais inesperada seja a sua dieta. Se você não estiver ingerindo vitamina B12 suficiente , poderá começar a sentir os sintomas de confusão mental. A vitamina B12 ajuda a garantir o funcionamento saudável do sangue e dos nervos, portanto, níveis excepcionalmente baixos dessa vitamina em particular podem deixar seu pensamento confuso e causar fadiga.

Como os alimentos podem ajudar a combater a névoa cerebral e seus sintomas

Quer a confusão mental seja causada por uma deficiência de vitaminas ou outro problema de saúde, existem certos alimentos que você pode consumir que podem aliviar seu efeito em sua vida diária. Experimente adicionar esses alimentos à sua dieta e você encontrará algum alívio.

Coma alimentos amigos do cérebro

Certos alimentos são ricos em nutrientes que alimentam o seu cérebro – ou ajudam o seu cérebro a funcionar sem problemas.

Os ácidos graxos ômega-3, por exemplo, são fantásticos tanto para o cérebro quanto para o sistema nervoso. Foi demonstrado que dois ômega-3 específicos, EPA e DPHA, desempenham um papel na manutenção da saúde do cérebro ao longo da vida. Eles são encontrados nas membranas das células cerebrais e trabalham para manter essas células saudáveis ​​e se comunicando adequadamente. Sem ômega-3 suficiente em sua dieta, você poderá experimentar um  envelhecimento cerebral mais rápido e um tamanho geral menor do cérebro.

Os flavonóides são outro nutriente importante para o cérebro. Esses compostos derivados de plantas funcionam como antioxidantes, reduzindo os radicais livres causadores de danos e acalmando a inflamação. Os flavonóides também podem ter um efeito protetor no cérebro, potencialmente bloqueando o acúmulo de placas e aumentando o fluxo sanguíneo.

Alimentos com esses nutrientes podem melhorar a saúde geral do cérebro, o que pode ter um efeito positivo nos sintomas de confusão mental. Experimente estes alimentos, que são ricos em flavonóides ou ômega-3:

  • Chocolate escuro
  • Peixe gordo
  • Marisco
  • Sementes de chia
  • Nozes
  • Frutas cítricas
  • Folhas verdes

Incorpore alimentos que aumentam a energia em todas as refeições

A fadiga geralmente acompanha a confusão mental, fazendo com que você se sinta lento e sonolento. Em vez de depender apenas da cafeína para manter os níveis de energia elevados ao longo do dia, experimente comer alimentos que possam combater esses sintomas.

As folhas verdes escuras, por exemplo, oferecem mais do que flavonóides. Eles também podem combater a fadiga graças aos seus altos níveis de vitamina D, vitamina C, ferro e nitratos. A pesquisa mostra que mesmo uma única porção diária de vegetais de folhas verdes pode retardar a taxa de declínio cognitivo. Todas as vitaminas e minerais contidos nessas plantas poderosas também podem combater os culpados da confusão mental, como deficiências de ferro e vitaminas. Todos os tipos de folhas verdes escuras, como espinafre, couve e acelga, são ótimas opções.

Abacates são outro alimento que aumenta a energia. Repleto de  gorduras monoinsaturadas saudáveis, o abacate pode fornecer energia duradoura que ajuda você a se sentir mais acordado o dia todo. Outros nutrientes, como magnésio e potássio, estimulam o fluxo sanguíneo para manter o cérebro funcionando de maneira ideal. Além dos seus níveis de energia, os abacates também contêm luteína. Este é um carotenóide que está presente em todo o tecido cerebral e ajuda o funcionamento geral do cérebro e pode desempenhar um papel no pensamento claro.

Experimente alimentos ricos em colina

A colina pode não ser um nutriente que você procura regularmente, mas é fantástica para a confusão mental. Todos os benefícios da colina estão centrados no cérebro – ela ajuda as principais reações bioquímicas em cadeia, desempenha um papel nas funções cerebrais básicas e afeta diretamente as células cerebrais.

De acordo com  a Harvard Health Publishing , a colina ajuda o cérebro a criar acetilcolina, uma proteína que desempenha um papel na memória e na capacidade cognitiva geral. Comer muita colina também afeta visivelmente a saúde do seu cérebro; Exames de ressonância magnética mostram que dietas ricas em colina estão ligadas a tecidos cerebrais mais saudáveis. Certificar-se de obter colina suficiente pode ajudar a neutralizar os efeitos gerais da névoa cerebral.

É uma boa ideia consumir entre 425 e 550 miligramas de colina por dia. Experimente adicionar alimentos ricos em colina à sua dieta, como os seguintes:

  • Ovos
  • Leite
  • Peixe, especificamente salmão, bacalhau ou tilápia
  • Amendoim
  • Couve-flor
  • Frango

Outras mudanças no estilo de vida

Além de ajustar sua dieta, também é importante reconhecer que outras mudanças no estilo de vida também podem ajudá-lo a lidar com a confusão mental. No geral, manter hábitos saudáveis ​​pode garantir que você esteja fazendo tudo o que pode para manter seu cérebro na melhor forma possível.

O exercício também é benéfico para a saúde do cérebro. O exercício regular pode levar a todos os tipos de vantagens cognitivas, incluindo diminuição da atrofia e aumento dos vasos sanguíneos e sinapses. Mesmo que você não esteja se sentindo bem o suficiente para realizar um treino aeróbico, exercícios mente-corpo de baixa intensidade, como treinamento de resistência ou yoga, são ótimas maneiras de se movimentar.

Também é importante ter certeza de que você está dormindo o suficiente. Interromper o descanso todas as noites pode piorar a confusão mental, aumentando a fadiga, a confusão e a falta geral de concentração.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo