Kelvin Kiptum se tornou oficialmente o novo herdeiro de Eliud Kipchoge. O queniano de 23 anos dominou as ruas de Chicago (EUA) no último domingo (8) para estabelecer o tempo mais rápido da história das maratonas: 2:00:35.
Em meio a um clima frio e céu nublado, Kiptum demonstrou uma força magistral ao se distanciar do pacer Daniel Kibet Mateiko nos últimos 6 quilômetros da corrida, vencendo a Major de Chicago e quebrando o recorde anterior de Kipchoge, de 2:01:09, estabelecido na Maratona de Berlim de 2022.
Veja também
+ Avalanche mata alpinistas e deixa desaparecidos no Shishapangma
+ Praga de percevejos ameaça Paris às vésperas dos Jogos Olímpicos de 2024
+ Quando Eliud Kipchoge vai desacelerar?
Foi um dia rápido em Chicago em todas as categorias. A corredora holandesa de origem etíope, Sifan Hassan, foi eletrizante ao vencer a prova feminina em 2:13:44, o segundo tempo mais rápido da história, atrás apenas do recorde mundial de 2:11:53 estabelecido por Tigist Assefa, da Etiópia, em Berlim, há duas semanas.
Embora o queniano Kiptum já tivesse corrido em 2:01:53 em Valência no mês de dezembro e 2:01:25 em Londres em abril, ele afirmou que não estava mirando um novo recorde mundial. “O recorde mundial não estava em minha mente hoje”, declarou Kiptum à rede de televisão NBC Chicago. “Mas eu sabia que um dia seria recordista”.
WORLD RECORD: We have a new man in town. Kelvin Kiptum just broke Eliud Kipchoge's World Record with an unofficial time of 2:00:35! UNBELIEVABLE! pic.twitter.com/XfeMEzPveZ
— Chicago Marathon (@ChiMarathon) October 8, 2023
Ele passou pelo meio da prova em 1:00:48, ligeiramente mais lento que o ritmo do recorde mundial de Kipchoge, mas reuniu energia para correr mais rápido nos últimos quilômetros da corrida e fechou com uma segunda metade negativa de 59:47. Kipchoge, bicampeão olímpico, venceu a Maratona de Berlim em 2:02:42 no último dia 24 de setembro.
Kipchoge, Kiptum e o etíope Kenenisa Bekele são os únicos corredores a quebrar a barreira de 2:02, mas Kiptum é o primeiro a correr oficialmente abaixo de 2:01 em uma maratona oficial.