As passagens aéreas tiveram grande queda de preço em 2020 e ficaram bem mais baratas que o normal, mas já apresentaram uma desaceleração na baixa do valor em janeiro e fevereiro deste ano.
Com o início da pandemia da Covid-19 no ano passado e, como consequência, a enorme redução da demandada por viagens, as passagens de avião acabaram ficando mais baratas. O preço médio dos tickets aéreos caiu 14,5% em 2020.
Leia também:
+ Como encontrar passagens aéreas baratas
+ Coronavírus: é possível viajar na pandemia?
Em janeiro e fevereiro deste ano, a queda de preços desacelerou. Mas, apesar disso, o valor ainda foi o menor patamar para os dois meses na base histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com preço médio do bilhete de R$ 384,17, uma redução de 2,3% sobre igual período de 2020.
Viagens e pandemia
Os brasileiros ainda estão impossibilitados de viajar para a maior parte dos países, não podendo aproveitar tanto o preço de passagens em queda. Somente sete destinos têm restrições mais leves aos brasileiros, sem a necessidade de quarentena: Afeganistão, República Centro-Africana, Albânia, Costa Rica, Macedônia do Nortes, Nauru e Reino de Tonga.
A Costa Rica, por exemplo, exige apenas o preenchimento de um formulário antes da decolagem, um seguro-viagem com cobertura de custos de tratamento do Covid-19 e outras obrigatoriedades mais simples, sem exames e quarentena.