Quanto tempo você precisa pedalar para emagrecer?

Foto: Shutterstock.

Um relatório publicado pela Universidade Alemã de Esporte deu dicas valiosas para organizar seu treino de bike e revelou quanto tempo você deve pedalar para emagrecer.

Seja no asfalto, nas montanhas ou até mesmo na academia, essa prática além de prazerosa, traz inúmeras vantagens para a saúde. “Quem anda de bicicleta regularmente poupa muitas visitas ao médico. Muitas pessoas com problemas de dores nas costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares, podiam desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta mais vezes”, informa o relatório publicado pela universidade.

+ Não consigo emagrecer, o que poder ser? Veja 4 vilões da dieta

+ As 10 melhores dicas para começar a pedalar

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Pedalar tanto tonifica as coxas e glúteos, como também estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais – que se estendem e comprimem durante a prática. É por isso que esse exercício previne as dores nas costas.

Como acelerar o metabolismo pedalando?

No entanto, para ver melhores resultados, o estudo revela que quem não é habituado a pedalar deve tomar alguns cuidados extras. Ninguém se torna ultramaratonista de um dia pro outro, por isso, é preciso começar com percursos mais curtos e aumentar o tempo de treino gradualmente. Vale ressaltar também que um bom alongamento antes de pedalar é fundamental para prevenir dores e lesões.

Para acelerar o metabolismo pedalando e, dessa forma, queimar mais calorias são necessários 50 minutos de prática, segundo o estudo. No entanto, se o intuito principal for controlar o peso ou emagrecer, o ideal mesmo é pedalar 3 horas por semana.

Para quem vive na cidade, a bicicleta estática de academia de spinning ou cycling são ideais para potencializar o emagrecimento. Isso porque com elas é preciso fazer mais força na perna, além de exigir mais do cardio, já que é possível fazer sprints ou subidas pedalando em pé.

Com esse tipo de bicicleta também é possível trabalhar muito bem a zona abdominal, lombar e os braços, consequentemente, queimam-se mais calorias.

Potencialize os resultados

  • Pedale pelo menos 30 minutos
  • Treine um dia e descanse no outro. Não pedale todos os dias.
  • Pedalar em pé e fazer subidas tonifica ainda mais os músculos

Dicas para iniciantes

  • Comece com cargas mínimas e aumente o peso aos poucos
  • Também aumente a duração do treino aos poucos
  • Comece por pedalar cinco minutos e no dia seguinte aumente para 10
  • Aumente aos poucos até chegar aos 30 minutos

 

 

-Publicidade-