Quanto tempo um ser humano consegue prender a respiração? A resposta é: depende das regras.
+ Como o seu cérebro responde quando você prende a respiração?
+ 7 dicas para melhorar a capacidade de mergulhar em apneia
Como explica o Daily Mail, os humanos estabelecem recordes de respiração na água porque “podem prender a respiração duas vezes mais tempo debaixo d’água do que em terra”. O motivo: o “reflexo do mergulho”, no qual o corpo diminui a frequência cardíaca e o metabolismo para conservar oxigênio e energia quando submerso em água fria. A taxa de pulso em um mergulhador não treinado, diz o Daily Mail, diminuirá de 10 a 30% quando estiver debaixo d’água. Mas mergulhadores profissionais podem reduzir os deles em mais de 50%.
Isso nos leva aos registros. O evento em questão – prender a respiração debaixo d’água o maior tempo possível sem se mover – é oficialmente chamado de “apneia estática”, e há duas maneiras de manter os registros de apneia estática: para mergulhos realizados após respirar oxigênio puro e para mergulhos realizados sem oxigênio puro.
O Guinness Book of World Records permite que os mergulhadores hiperventilem por até 30 minutos com oxigênio puro antes de submergir para sua tentativa de recorde. Essa prática, segundo o Discovery News, ajuda o corpo a expelir dióxido de carbono, ganhando tempo antes que os níveis de dióxido de carbono se tornem tóxicos. Aumentar as reservas de oxigênio, por outro lado, ganha tempo antes que os níveis de oxigênio caiam muito, o que leva a danos cerebrais e teciduais.
+ 2 alimentos vilões da sua apneia nas ondas grandes
Quanto tempo um ser humano consegue prender a respiração?
Qual o recorde de tempo embaixo d’água sem respirar?
- Em 27 de março de 2021, Budimir Šobat, da Croácia, estabeleceu um novo recorde mundial de 24 minutos e 37 segundos.
- Em 2012, o mergulhador alemão Tom Sietas prendeu a respiração debaixo d’água por 22 minutos e 22 segundos, superando o recorde anterior do Guinness do dinamarquês Stig Severinsen por 22 segundos.
- O recorde feminino é de 18 minutos e 32,59 segundos, estabelecido pela brasileira Karoline Meyer em 2009. Antes da tentativa, ela hiperventilou com oxigênio por 24 minutos.
- A Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apnéia, que registra todos os recordes mundiais de mergulho livre, não permite o uso de oxigênio puro antes de uma tentativa de apnéia estática. Os atuais registros sem auxílio de oxigênio são de 11 minutos e 35 segundos para homens (Stéphane Mifsud, 2009) e 8 minutos e 23 segundos para mulheres (Natalia Molchanova, 2011).
Severinsen disse que não sofreu nenhum dano cerebral de suas tentativas de recorde de respiração. Ainda assim, observa o Discovery News, “estudos de mergulhadores revelaram anormalidades em exames cerebrais e marcadores que sugerem danos cerebrais. Ninguém sabe quais serão as consequências a longo prazo de feitos como esses”.
Quer saber como é uma tentativa de estabelecer um recorde de apnéia estática? Confira este vídeo Discovery da respiração de 22 minutos de Severinson:
Como os humanos se comparam a outros mamíferos que prendem a respiração?
Quando se trata de nossos irmãos mamíferos, o homo sapiens não é páreo para criaturas aquáticas. A baleia-bicuda-de-cuvier tem um mergulho registrado de 222 minutos. Isso encabeça a lista de baleias e focas, o padrão de medalha de ouro para prendedores de respiração. Muitas espécies podem prender a respiração confortavelmente por mais de 100 minutos, incluindo elefantes marinhos, cachalotes e focas de Weddel.
Para os mamíferos terrestres, o campeão surpresa é – prepare-se – o bicho-preguiça! As preguiças foram registradas prendendo a respiração por 40 minutos, tornando-as adeptos exploradores subaquáticos. Os castores também têm uma boa exibição, marcando 15 minutos.
O ser humano médio pode prender a respiração por cerca de 2 minutos, embora a maioria de nós lutaria para conseguir 1 minuto sem prática. Mas não se sinta mal. Os golfinhos podem durar apenas cerca de 7 a 10 minutos, o que é muito menos do que o recorde mundial humano (o recorde mundial dos golfinhos é atualmente desconhecido).