Comida congelada: quanto tempo é o indicado para não estragar?

comida congelada
Shutterstock

Não há dúvidas de comida congelada é uma ótima opção para quem não tem tempo para cozinhar todos os dias. Afinal, basta pegar o alimento, esquentar e voilà! Mas uma dúvida muito comum é: existe algum tempo indicado para ele não estragar?

>> Siga a Go Outside no Instagram

Segundo Andrea Marim, nutricionista de São Paulo, depende muito do tipo de alimento.  “As carnes de gado duram até 12 meses, as de porco ou vitela até 9 meses e a moída até 4 meses. Legumes e hortaliças duram até 12 meses e frutas até 9.”

Andrea chama ainda atenção para alguns cuidados para manter a qualidade da comida congelada. “O ideal é remover da bandeja de supermercado e colocá-la em potes plásticos ou de vidro tampados, ou em sacos plásticos próprios para alimentos, retirando todo o ar antes de embrulhar.”

+ Lista de compras da quarentena saudável: veja o que comprar
+ Passe longe destes industrializados “saudáveis”

Não se esqueça de congelar os alimentos do modo correto. Antes de mais nada, você deve usar embalagens adequadas. Para o freezer, são ideais sacos plásticos herméticos, potes plásticos com tampa hermética e potes refratários de vidro. Lembre-se que os potes e embalagens de plástico nem sempre podem ser aquecidos no microondas; apenas os BPA free podem ser submetidos ao calor de forma segura, sem liberar partículas tóxicas na comida.

-Publicidade-