Seja de origem animal ou vegetal, ela é muito importante para a alimentação. Mas você saberia dizer a quantidade de proteína que você precisa comer por dia? Ela é um nutriente essencial que constrói e repara tecidos, incluindo pele e músculo, e também produz hormônios e enzimas. Sem falar que, de acordo com muitos estudos, uma alimentação com bastante nutrimento favorece o emagrecimento.
+ Proteína ou carboidrato depois da musculação?
+ Proteína de ervilha é a melhor proteína
+ Está faltando proteína no seu organismo? Veja 4 sinais!
Infelizmente, para responder a questão acima é necessário um pouco de matemática. Isso porque não existe um número fixo, ele varia em função de peso e grau de atividade física praticado, por exemplo. Uma pessoa que pesa 63,5 quilos, por exemplo, deveria comer cerca de 50 gramas de nutrimento.
Contudo, esse número pode variar dependendo das necessidades de cada pessoa. Se você treina para perder peso, o ideal é aumentar a ingestão desse macronutriente. No caso do exemplo acima, a pessoa de 63,5 quilos deveria passar a consumir 70 gramas diariamente. Já quem quer perder peso e ganhar músculos simultaneamente deve adicionar ainda mais proteína do que no caso acima.
É aí que entram as proteínas suplementares, como whey protein, barrinhas etc. Se você é muito ativo fisicamente – como um corredor de maratona ou participante de esportes radicais – ou não está consumindo a quantidade ideal de proteína, pode ser uma boa opção apostar nesses suplementos.
Mas não se esqueça: se você aumentar a ingestão desse nutriente com foco na perda de peso ou definição o corpo, terá que consumir menos carboidratos e gorduras para compensar as calorias a mais da proteína. Para isso, consulte um profissional de nutrição. Ele poderá fazer os cálculos para manter sua alimentação balanceada. Senão, o risco é você acabar engordando!