Durante séculos, os praticantes da medicina ayurvédica, uma tradição indiana que pretende curar o corpo através da meditação, massagem e uma variedade de ervas e alimentos, alegam que a cúrcuma ajuda a diminuir a inflamação e a dor. Mais recentemente, alguns estudos mostraram que a curcumina, o composto ativo do açafrão da terra (cúrcuma), pode ser responsável pelos efeitos curativos da especiaria.
De acordo com uma pesquisa do Departamento de Nutrição e Saúde na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, e publicada na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, a curcumina também pode ajudar a melhorar a recuperação muscular e até aumentar o desempenho geral do exercício. A curcumina foi associada em pesquisas anteriores com benefícios relacionados à função cardiovascular e gastrointestinal.
+ 8 hábitos saudáveis que podem garantir até duas décadas a mais de vida
Nesta recente metanálise de 346 estudos – 11 relacionados especificamente ao desempenho de pessoas e esportes – os pesquisadores analisaram uma ampla gama de doses de suplemento de curcumina, prazos de estudo e resultados como recuperação, inflamação e dor muscular.
Segundo a pesquisa da UFV, “a maioria dos estudos apresentou efeitos positivos da suplementação de curcumina para atletas e praticantes de exercícios físicos, e nenhum efeito colateral foi relatado.”
Os participantes suplementados com curcumina apresentaram redução da inflamação e estresse oxidativo; diminuição da dor e danos musculares; recuperação e desempenho muscular superiores; melhores respostas psicológicas e fisiológicas (térmicas e cardiovasculares) durante o treinamento e melhora da função gastrointestinal. “A suplementação com curcumina parece ser segura e benéfica para o esporte e o exercício físico em seres humanos.”, afirma o novo estudo.
+ Cansaço excessivo? Veja 12 possíveis motivos
À medida que a popularidade dessas alternativas mais naturais cresce, muitos atletas e amadores querem manter a indústria de suplementos com ervas e alimentos naturais. Esse esforço deu origem a uma série de novos produtos. O surfista de ondas grandes Laird Hamilton, por exemplo, vende creme de açafrão em pó.
Um estudo recente do Natural Marketing Institute, que pesquisa o mercado de produtos naturais, mostrou que 118 milhões de adultos usaram suplementos de ervas em 2015, um aumento de 39% em relação a 2011. Desse grupo, a geração dos millennials relatou o uso de adaptógenos com mais frequência como ajuda para exercícios.
A curcumina está disponível sob várias formas: como tempero, cápsulas, comprimidos, pomadas, bebidas energéticas, sabonetes e cosméticos. Os curcuminoides foram aprovados pela US Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços dos EUA, como Geralmente Reconhecido como Seguro (GRAS). Além disso, mostrou boa tolerabilidade em ensaios clínicos, mesmo em doses entre 4.000 e 8.000 mg/dia, e também doses até 12.000 mg/dia com 95% de concentração de três curcuminoides: curcumina, bisdemetoxcurcobrina e demetoxcurcobrina.
Para Ellen Coleman, nutricionista esportiva que escreveu vários livros sobre nutrição esportiva, afirma que, apesar das atuais pesquisas, é necessário mais estudos. “Ainda não há boas pesquisas rigorosas, duplo-cegas e controladas por placebo para apoiar a segurança e a eficácia dos adaptógenos como a cúrcuma e outros”, disse a nutricionista à Outside USA.