Veja protocolo de segurança para corridas durante a pandemia

Por Verônica Mambrini

protocolo de segurança para corridas
Imagem Shutterstock

A reabertura já é uma realidade. Apesar dos contágios e mortes da Covid oscilarem entre a tendência de estabilização em números altos ou ascendentes, academias e parques estão reabrindo. Não há previsão de uma data em que a crise sanitária esteja sob controle. Portanto, uma boa parte da população vai voltar às atividades de rotina, como correr, pedalar e fazer esportes. Várias entidades estão sugerindo um protocolo de segurança para corridas durante a pandemia. Usar máscara ou não? O que mais deve ser seguido?

>> Siga a Go Outside no Instagram

A vereadora Janaína Lima (NOVO) sugeriu para a Prefeitura de São Paulo um protocolo de segurança para corridas de rua na capital. As orientações foram elaboradas de forma coletiva, com colaborações de especialistas do setor, além de médicos e profissionais de assessorias de corrida como Darlan Duarte, Marcos Paulo Reis, José Carlos Fernando, Paula Navarez, Vera Saporito, e Luciana Haddad. Nesta proposta, não se fala em uso de máscaras durante a corrida.

+ Por que todo mundo está odiando os corredores agora
+ Under Armour desenvolve máscara de alto desempenho para atletas
+ Devo usar máscara quando vou correr ou pedalar?

“O objetivo é que as instruções auxiliem e pautem a rotina dos atletas na retomada às corridas individuais de rua diante da nova realidade, decorrente da pandemia do novo coronavírus”, destaca a vereadora. As sugestões são focadas principalmente no distanciamento social, em evitar objetos compartilhados e contato físico, e em restringir o espalhamento de gotículas evitando tirar roupa suada e usando máscaras. Além disso, o atleta deve levar a própria hidratação e no retorno à casa, higienizar objetos como celular, chaves e documentos. 

Máscara ou não?

A Associação de Técnicos de Corrida  (ATC) de São Paulo criou seu próprio protocolo de segurança para corridas, em que recomenda o uso da máscara antes, durante e depois da atividade física ao ar livre. É importante destacar que a própria OMS não recomenda o uso de máscaras durante as atividades físicas. 

Nesta direção, o Conselho Regional de Educação Física elaborou um protocolo com recomendações para atividade física. No documento, orienta o uso de máscara pelos professores e instrutores, mas não pelos praticantes da atividade física. Para estes, a máscara deve ser usada antes e depois da atividade física, mas não durante. A intensidade do exercício deve ser baixa porque a máscara dificulta a respiração. Veja as demais orientações para atividades ao ar livre:

  • Evitar a aglomeração de alunos nos locais onde as atividades físicas serão realizadas 
  • Treinos de grupo ficarão reduzidos a cinco alunos e um professor por horário,

respeitando o toque de recolher instituído pela Prefeitura Municipal.

  • As assessorias esportivas e profissionais de educação física devem respeitar uma

distância de 1 km de suas bases, para evitar aglomeração com outros grupos em

atividade física

  • Os alunos devem realizar as atividades físicas sozinhos e a manter distância mínima de 5 metros de outro praticante, sendo expressamente proibido a realização de atividades físicas em duplas, trios ou grupos
  • Os atendimentos de alunos devem ser agendados, prevendo um intervalo entre a saída de um aluno e a chegada do próximo para evitar aglomeração
  • Cada aluno deverá levar seus objetos de uso pessoal tais como: garrafa de água e toalha ou lenço.
  • As assessorias esportivas deverão disponibilizar álcool gel 70% e papel toalha descartável 
  • Patins, bicicletas, raquetes e bolas não devem ser emprestados 
  • Não é recomendada a prática de atividades com bola compartilhada, como vôlei ou basquete
  • O professor deverá utilizar luvas de látex durante os treinos para manuseio das bolas e materiais usados na aula
  • Em aulas desenvolvidas na areia, os alunos deverão usar calçados específicos da respectiva modalidade, ou meias ou botas de neoprene

Protocolo de segurança para corridas: conclusão

Com relação ao uso da máscara, o ideal é buscar realizar atividade física mantendo o distanciamento social – no mínimo um metro de distância de outros praticantes, mas se possível, mantendo distâncias maiores. É preferível treinar sozinho, em locais e horários com menos usuários. O corredor deve levar sua água e objetos pessoais para o treino, e não compartilhar objetos com outras pessoas. 

O praticamente de atividade física deve levar a máscara consigo e usá-la antes e depois do treino, e sempre que estiver próximo de outras pessoas. No caso de suspeita de Covid-19 (mesmo que assintomáticas), deve-se ficar em casa.