No mês de fevereiro, os deslizamentos na Vila Sahy, em São Sebastião (SP), abalaram profundamente a comunidade local.
Alguns dos mais afetados pela tragédia foram os jovens, cujas vidas foram dramaticamente impactadas pela perda de amigos, familiares ou pela destruição de suas casas.
Veja também
+ Tarja verde: pesquisas e experiências que atestam o poder da vida ao ar livre
+ Como desafios na natureza nos ajudam a desenvolver soft skills
+ 6 rotas para navegar de barco, caiaque e SUP no litoral norte de SP
Com o objetivo de proporcionar uma jornada transformadora a esta galera, a Outward Bound Brasil (OBB) vai realizar, em parceria com o Instituto Verdescola, o Projeto Azimute no local.
O objetivo é resgatar a autoestima e a confiança destes jovens por meio de aventuras ligadas à natureza.
Presente em 33 países e líder mundial em educação experiencial, a Outward Bound Brasil é referência em cursos no outdoor que podem durar mais de dez dias. Nestas expedições, os participantes são motivados a encontrar ferramentas na natureza que os conectem consigo mesmos e a comunidade ao redor.
Já Azimute significa “ponto no horizonte” e é sinônimo de rumo, de direção. Assim, a principal ferramenta utilizada neste projeto social é a aprendizagem experiencial e ativa, por meio de uma experiência autossuficiente na natureza em grupos de até 15 participantes, acompanhados por instrutores capacitados pela Outward Bound.
“A parceria com o Instituto Verdescola vem depois dessa catástrofe na Vila Sahy. Os jovens já haviam perdido um tempo valioso de socialização durante a pandemia, e justo quando as coisas estavam voltando ao normal o morro literalmente desaba sobre suas cabeças”, afirma Andreas Martin, diretor-executivo da Outward Bound Brasil.
“Então estes jovens, que já estavam fragilizados, sofreram esse segundo impacto. A ideia de realizar o Projeto Azimute com esse público é mostrar um novo norte e apresentar uma nova oportunidade na vida deles”, destaca Martin.
A edição do Projeto Azimute com os jovens da Vila Sahy terá início nesta sexta-feira, 21 de julho, e será uma experiência de canoagem de cinco dias na Represa de Paraibuna.
No início da expedição os instrutores da OBB vão dar toda estrutura, além de ensinar como montar acampamento, acender fogareiro, técnicas de remada e de orientação, mas a ideia é que com o passar dos dias os jovens gradativamente vão assumindo a liderança da própria expedição, explica Andreas.
Com essa aventura, a OBB e o Instituto Verdescola pretendem fortalecer a autoconfiança, a iniciativa na resolução de problemas em grupo e melhora a capacidade de comunicação dos jovens, para que eles também possam contribuir para o desenvolvimento da comunidade local da Vila Sahy.
Saiba como colaborar com o projeto aqui.
Saiba mais sobre o Projeto Azimute