Três experientes alpinistas norte-americanos estão a caminho do Everest para tentar uma descida inédita de esqui na montanha mais alta do mundo.
Jim Morrison, Jimmy Chin e Mark Fisher esperam realizar a primeira descida completa de esqui pelo famoso Hornbein Couloir, no lado norte da montanha. Ninguém realizou isso antes.
Veja também
+ O que acontece com seu corpo quando você escala o Everest
+ A inspiradora história de vida da esquiadora Hilaree Nelson
+ Tyler Andrews estabelece novo FKT no Manaslu ao alcançar o topo em tempo recorde
A expedição, chamada de Everest Ski Project, foi organizada por Morrison em memória à sua parceira Hilaree Nelson, que morreu enquanto tentava esquiar no Manaslu em 2022.
Nelson e Morrison realizaram várias descidas de esqui pioneiras ao longo dos anos, incluindo a do Lhotse, a quarta montanha mais alta do mundo, em 2021.
No início deste ano, Morrison fez parte de uma equipe de três pessoas que realizou a primeira descida de esqui da Great Trango Tower, no Paquistão.
Parte da equipe do Everest Ski Project, que inclui Mingma David Sherpa e sua equipe de guias locais, já está no acampamento base no Tibet. “Estamos trabalhando muito para preparar o terreno para uma descida de esqui segura”, disse Mingma.
O Everest Ski Project esperava tentar a descida no ano passado, mas problemas com licenças e mau tempo obrigaram o trio a cancelar. “Jimmy Chin fez muita pressão com as autoridades chinesas para conseguir a permissão de entrada no Tibet nesta temporada”, disseram fontes locais ao jornal The Himalayan Times.
Apenas alguns esquiadores já tentaram descer o Everest pelo lado norte. Em 1996, Hans Kammerlander conseguiu descer a encosta nordeste e o Colo Norte até o acampamento avançado na Geleira Rongbuk, mas teve que descer parte do percurso a pé devido à falta de neve.
A única tentativa de descer o Hornbein Couloir foi em 1996, mas a equipe não conseguiu chegar ao cume. Em 2002, Marco Siffredi morreu tentando descer a Hornbein Couloir de snowboard.