Pré-treino para correr é mesmo importante?

pré-treino para correr
Foto: shutterstock

O mundo dos suplementos esportivos e auxiliares de desempenho atlético para correr está se tornando cada vez mais complexo. O que antes era limitado a Gatorade e géis energéticos explodiu em seções inteiras de lojas de suplementos e sites cheios de todos os tipos de misturas em pó, bebidas, barras, géis, mastigáveis, alimentos e até vários frascos de cápsulas e comprimidos. 

Um dos suplementos de desempenho mais recentes a entrar no mercado nutricional são as bebidas de pré-treino. O pré-treino tem sido elogiado principalmente pelos levantadores de peso. Os corredores podem não estar tão familiarizados com bebidas eletrolíticas e géis energéticos.

Então, você deve estar se perguntando: recorrer a bebidas pré-treino pode lhe dar um impulso extra? Continue lendo para aprender o básico sobre bebidas pré-treino e se o suplemento realmente funciona ou não para corredores. 

+ 3 receitas de bebidas energéticas para o pré-treino

O que é uma bebida pré-treino?

Bebidas, pós e suplementos pré-treino são auxiliares de desempenho esportivo projetados para serem tomados pouco antes de você correr ou se exercitar para proporcionar um benefício ou “vantagem” de desempenho. Se você já tomou um pré-treino, provavelmente está familiarizado com o aumento de energia.

“Os benefícios potenciais incluem aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, redução da resposta à dor, melhora da resistência mental e resistência muscular”, diz Stephanie Hnatiuk , nutricionista registrada “Basicamente, eles nos permitem correr mais rápido ou por mais tempo sem fadiga muscular ou mental.”

Os ingredientes e formulações específicas variam, mas os pré-treinos para corredores geralmente contêm cafeína, beta-alanina, creatina, vitaminas B e/ou aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), porque se acredita que esses ingredientes fornecem um rápido aumento de energia, evita a depleção de glicogênio e aumenta o foco mental. 

Hnatiuk afirma que na maioria das vezes, os corredores não precisam usar suplemento pré-treino. “Além de não estar comprovado que alguns dos ingredientes funcionam tão bem (ou têm efeitos colaterais que podem prejudicar o desempenho), nem todos os ingredientes ativos funcionarão para todos os corredores”, diz ela. Esse impulso que você pode obter inicialmente pode se transformar em nervosismo, formigamento e, eventualmente, um acidente.

O que procurar em um pré-treino para corrida

Se você ainda deseja ver se o pré-treino pode influenciar seu desempenho, há mais algumas coisas que você deve saber.

Para começar, deve ser tomado aproximadamente 30 a 60 minutos antes do treino. Caso você reaja mal, como ao experimentar novos alimentos, calçados ou equipamentos, é sempre melhor experimentar algo pela primeira vez no treinamento, não no dia da corrida. 

Hnatiuk aconselha os corredores interessados ​​em experimentar um suplemento pré-treino a começar com produtos simples e de ingrediente único. Isso o ajudará a determinar se o pré-treino está de acordo com seu corpo e funciona bem para você. Também o ajudará a definir a dosagem que melhor se adapta a você. Se você começar com um suplemento pré-treino com vários ingredientes e um monte de coisas diferentes, será difícil descobrir o culpado se você reagir mal. “Por exemplo, escolha apenas cafeína ou um suco de beterraba, em vez de algo com uma grande lista de ingredientes”, diz Hnatiuk.

Sempre que possível, procure também produtos regulamentados, ingredientes orgânicos, instruções de dosagem claras, transparência nos rótulos e ingredientes e pré-treinos sem corantes, adoçantes ou produtos químicos artificiais. 

As desvantagens das bebidas pré-treino

Tal como acontece com a maioria dos suplementos, existem algumas desvantagens potenciais nos pré-treinos que os corredores devem conhecer.

As bebidas pré-treino podem causar problemas gastrointestinais em alguns corredores.

Cólicas, náuseas, diarréia e distensão abdominal podem ocorrer devido a alguns dos ingredientes e formulações usadas em bebidas pré-treino para corredores. “A cafeína e o bicarbonato de sódio são dois em particular que podem ser responsáveis ​​por isso”, diz Hnatiuk. “Isso significa que qualquer aumento potencial de desempenho que você possa obter será descartado quando você for afastado dos gramados devido a problemas gastrointestinais. Muitas misturas de bebidas pré-treino também usam adoçantes artificiais, que novamente podem causar problemas digestivos em algumas pessoas.”

Os pré-treinos podem não funcionar para corredores.

Alguns pré-treinos podem não ser eficazes para você. Por exemplo, a maioria contém cafeína, que pode não afetar ou até causar fadiga em algumas pessoas. Tudo se resume a como seu corpo metaboliza a cafeína. Conhecer sua própria reação pode ajudá-lo a determinar se um suplemento pré-treino comercial irá potencialmente melhorar sua corrida ou não.

Suplementos pré-treino podem não ser seguros.

Especialmente se você é um corredor competitivo e está sujeito a testes de drogas, pode ser aconselhável evitar suplementos pré-treino, já que muitos contêm “misturas proprietárias” e ingredientes e dosagens não reveladas, que podem conter compostos proibidos . Além disso, nem todos os suplementos pré-treino são recomendados, por isso podem não ser seguros em doses elevadas ou para uso a longo prazo.

Alternativas aos pré-treinos para corredores

Você não precisa consumir uma bebida pré-treino antes da corrida para obter o aumento de energia que procura e, de fato, existem alternativas simples que provavelmente serão igualmente eficazes e menos prejudiciais ao seu sistema digestivo. 

Segundo Hnatiuk, o melhor auxílio pré-treino para corredores são os carboidratos. “Consumir carboidratos suficientes como corredor terá um efeito muito mais consistente e dramático no desempenho do que tentar obter uma vantagem de desempenho com um suplemento. Isso ocorre porque os carboidratos são o combustível direto que nossos músculos precisam para funcionar”, diz Hnatiuk. “Não há mais nada que possa fazer o que os carboidratos podem fazer quando se trata de melhorar nosso potencial de corrida.”

Além disso, ela aconselha todos os corredores a se concentrarem em garantir que estão fazendo tudo o que podem para obter uma nutrição adequada, otimizar a recuperação pós-exercício e dormir o suficiente antes de recorrer aos suplementos. Em última análise, é nesses fundamentos que você realmente fará uma diferença notável em seu desempenho.

“Os suplementos só vão aumentar o desempenho em alguns pontos percentuais”, diz Hnatiuk. “Isso é muito importante quando você é um atleta de elite e cada milissegundo conta, a grande maioria dos corredores obterá muito mais melhorias em seu desempenho se primeiro definirem uma ótima estratégia de nutrição e hidratação para seus treinos. Atletas de elite já estão sintonizados com todas essas coisas, então os suplementos podem fazer a diferença para eles.”

Em última análise, este é um conselho muito válido para todos os corredores: dedique sua energia e esforços para garantir que você está abastecendo e hidratando seu corpo antes e depois das corridas, bem como durante todas as horas do dia em que estiver se recuperando. Envolva-se consistentemente em uma estratégia eficaz de recuperação pós-treino, incluindo trabalho de mobilidade, alongamento e treinamento de força, e certifique-se de dormir pelo menos sete horas por noite. Priorizar os fundamentos de um treinamento adequado irá muito mais longe para torná-lo um corredor melhor do que qualquer suplemento pré-treino. 

Dito isso, se você estiver determinado a cuidar do básico, um pré-treino pode lhe dar um pequeno impulso de energia para aqueles dias em que você realmente não está sentindo energia em seus passos.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo