O litoral norte de São Paulo possui algumas das praias mais bonitas do Sudeste brasileiro, e algumas delas são pouco conhecidas. Então se você está afim de fugir de praias superlotadas e quer aproveitar um momento mais relaxante e livre de aglomerações, confere a lista com praias praticamente paradisíacas para curtir o fim de senama.
+ Dicas para você pedalar na chuva com segurança
+ Calor dos oceanos bate recordes em 2021, alerta estudo
+ “De carona” com Dylan Lightfoot em Jeffreys Bay
É importante lembrar que algumas possuem acesso apenas por trilha, mas que irão atender todos os tipos de viajantes. Então antes de colocar o pé na estrada, não esqueça de verificar as opções de rota!
Itaguaré (Bertioga)
Para quem adora surfar essa pode ser a praia ideal, já que possui ondas fortes. Além disso, é possível ver o encontro do mar com o rio que dá nome à praia, que acaba possibilitando praticar stand up paddle e canoagem. Próximo ao local também é possível encontrar restaurantes que servem bons frutos do mar.
Vista da praia do Itaguaré, em Bertioga, no litoral norte de São Paulo
Praia do Cedro (Ubatuba)
A baía do Cedro não possui estruturas para turistas, mas é um ótimo lugar para acompanhar a vida marinha, já que é mais fácil ver tartarugas e baleias por lá, e até mesmo um mergulho com snorkel pode ser feito para ver os peixes. A praia possui muitas rochas e é rica em vegetação.
Praia do Cetro é quase deserta, com uma pequena faixa de areia fofa e muitas rochas
Praia da Mococa (Caraguatatuba)
Ideal para quem gosta de caiaque, pesca esportiva e mergulho livre. Para quem não possui o equipamento, é possível alugar no lugar. O mar nessa praia é calmo e sua areia monazítica é utilizada para tratamento de artrite, inflamações, tratamento das articulações e dores reumáticas.
A praia de Mococa, em Caraguatatuba, é uma das melhores para a prática de mergulho livre
Praia da Pacuíba (Ilhabela)
Acessá-la é um pouco mais difícil, mas é o que torna o passeio ainda mais isolado e relaxante em boa parte do ano. A praia ainda dispões de um corrego para se refrescar com água gelada que escorre entre as pedras. Em algumas épocas do ano é possível encontrar ondas surfáveis e o mar quase sempre em boas condições para kitesurfe e windsurfe. Por ser praticamente paradisíaca, ela não possui estrutura para turistas.
Praia da Pacuíba, em Ilhabela, tem apenas 127 metros de faixa de areia
Barra do Una (São Sebastião)
Localizada no bairro de mesmo nome, a praia possui rio que desagua no mar, águas cristalinas e trilhas pela Mata Atlântica. Com águas mais tranquilas, é possível praticar stand up paddle e passear de caiaque. Além disso, muitos turistas e caiçaras costumam passear de barco pelas redondezas.
Que tal uma praia que oferece trilhas pela Mata Atlântica, rio que deságua no mar e águas cristalinas