A praia La Pelosa, em Sardenha, na Itália, é uma das praias mais famosas do mundo. Sua areia branca e água turquesa atrai milhares de banhistas todos os dias.
Mas nesta semana, em uma tentativa de preservar a praia, autoridades italianas anunciaram que agora haverá um limite para o número de visitantes e um sistema de bilheteria.
O município de Stintino, a cidade mais próxima, no extremo noroeste da ilha, concordou em limitar os números durante o verão a 1.500 adultos todos os dias. As crianças não serão contadas.
+ Por que as Ilhas Faroé vão fechar para turistas em 2020
+ Tires estes lugares sagrados da sua lista de viagens dos sonhos
O prefeito Antonio Diana, que anunciou a mudança, disse à CNN que, recentemente, durante o verão, pode haver até 6.000 pessoas na praia por dia.
“Estamos limitando os números porque o volume de pessoas é demais”, disse ele. “Precisamos proteger as beleza naturais para garantir sua vida pelos próximos 500 anos.”
Antes de tomar a decisão, o conselho de turismo da região encomendou estudos para determinar quantos visitantes a praia poderia receber sem sofrer danos.
As autoridades ainda não confirmaram como os ingressos serão cobrados. “Não sabemos quanto custará o ingresso, mas achamos que será cerca de 4 euros por dia”, disse ele à CNN. A medida pode entrar em vigor no verão de 2020.
Em agosto, um casal de turistas foi preso tentando levar grandes quantidades de areia de uma praia de Sardenha. Além disso, várias toneladas de areia, conchas e pedras desaparecem da costa da ilha todos os anos.