3 posições de yoga para quando você tiver insônia

Por Outside USA

3 posições de yoga para fazer quando você tem insônia | Go Outside
Foto: Shutterstock

Em uma entrevista recente à Self, Jonathan Van Ness, um dos apresentadores do Queer Eye da Netflix, diz que às vezes acorda com pensamentos ansiosos no meio da noite. Para levar seu corpo de volta a um estado de descanso, Van Ness diz que vai ouvir um podcast relaxante, uma meditação guiada – ou fazer algumas posições de Yoga Restaurativa que podem combater a insônia.

Susan Raposo, professora de yoga com experiência em yoga restaurativa, explica as poses favoritas de Van Ness:

+ 9 posturas de yoga para liberar a tensão pós-corrida
+ Está com insônia? Confira alguns chás calmantes para te ajudar a dormir

3 posições de yoga para fazer quando você tem insônia

1) Balasana (postura da criança)

3 posições de yoga para fazer quando você tem insônia: Balasana - Go Outside
Foto: Shutterstock

Você pode acordar no meio da noite com alguma dor nas costas. Raposo diz que a postura da criança é uma ótima opção para aliviar essa dor e criar espaço na parte de trás dos pulmões. Ela diz que essa postura de yoga restaurativa beneficia seu sistema digestivo, acalma e dá espaço para ser introspectivo – todos elementos importantes no combate à insônia.

2) Supta Matsyendrasana (pose de torção cruzada)

3 posições de yoga para fazer quando você tem insônia: Supta Matsyendrasana
Foto: Shutterstock

Se você passar o dia todo se movendo de um lugar para outro, diminua a velocidade com essa pose restaurativa. Raposo diz que a Supta Matsyendrasana ajuda a estimular seus órgãos digestivos – e massageia seu torso. “Um dos grandes benefícios físicos é que ele libera suavemente os lados externos de seus quadris e os lados de sua caixa torácica”, diz ela. Ela recomenda iniciar essa postura girando para a esquerda para ajudar na direção do seu sistema digestivo.

3) Viparita Karani (postura de pernas na parede)

3 posições de yoga para fazer quando você tem insônia: Viparita Karani
Foto: Shutterstock

A pose favorita de todos também é uma das posturas restaurativas de Van Ness. Raposo diz que essa inversão acessível pode acalmar seu sistema nervoso, rejuvenescer as pernas e ajudar a circular o fluxo sanguíneo. “Se você tem pernas inchadas ou varizes ou sente algum tipo de retenção de água nas pernas, isso é ótimo para fazer… no final do dia, antes de se preparar para dormir”, diz ela. Você pode modificar essa postura com cobertores e almofadas ou optar por colocar suas panturrilhas em uma cadeira se a postura completa não for acessível a você.

-Publicidade-