A Porsche não tem medido esforços para crescer cada vez mais no mercado de bikes elétricas. Além de adquirir participações em várias empresas do segmento, a marca anunciou a criação de duas novas joint ventures para trabalhar com as bicicletas.
+ Venda de bicicletas sobe no Brasil e levanta procura por seguros
+ Harley-Davidson lança mountain bike elétrica que pode ser bloqueada em caso de roubo
A primeira empresa é a Porsche e-Bike Performance GmbH, com sede na Alemanha, que desenvolverá sistemas completos para o pedal assistido. Isso inclui motores, baterias e controladores.
Já a segunda empresa, a P2 e-Bike GmbH, também sediada na Alemanha, pretende usar o kit elétrico criado para lançar uma nova geração de Porsche e-Bikes. O nível de investimentos de ambas empresas ainda não foi divulgado.
Ambas são joint ventures fundadas em conjunto pela montadora Porsche e pela empresa holandesa Ponooc Investment B.V. na última semana.
“Vemos um grande potencial para a Porsche nas e-bikes. É por isso que estamos expandindo consistentemente nossas atividades nesta área”, afirmou o VP do conselho da Porsche ao portal Bike Europe. Os produtos serão distribuídos futuramente para fabricantes e montadores de bicicletas elétricas em todo o mundo.
Um comunicado da empresa explicou que, além de continuar a desenvolver o sistema de acionamento de bicicleta elétrica FAZUA, a Porsche agora criará novos motores elétricos de bicicleta “poderosos” sob a placa de identificação Porsche.
+ Mercado de bikes elétricas ganha terreno no Brasil
+ 6 bikes elétricas para você se locomover de forma mais eficiente
Além desses motores chegarem às e-bikes da Porsche, a empresa também planeja fornecer a tecnologia a outros fabricantes em todo o mundo.
Esta notícia é apenas a mais recente de uma série de anúncios relacionados a bikes elétricas da Porsche. A Porsche já lançou várias bicicletas elétricas de alta qualidade e também comprou uma participação de controle na empresa de mountain bike elétrica premium Greyp no ano passado, que foi desenvolvida pela fabricante de hipercarros elétricos Rimac.
A Porsche agora pode virar uma grande concorrente de fabricantes de e-bike como Bosch, Brose, Bafang, Shimano e Yamaha.