Há alguns anos, eu estava correndo com um amigo em Nova York. Foi o primeiro dia perfeito do ano – dia fresco, parcialmente nublado. A cidade parecia nova novamente. Enquanto corríamos, ela parou de repente em frente à vitrine de uma loja. “Vamos entrar!” ela disse. Fiquei perplexo. Pensei: como assim parar no meio da corrida?
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Passamos um minuto navegando pela loja e, adivinhe, o mundo não acabou. Ainda consegui correr. Naquele dia, meu amigo me ensinou uma lição que tento lembrar sempre que levo meu esporte um pouco a sério demais: uma das grandes alegrias de correr é que você pode ir a qualquer lugar. Por que você não pararia para aproveitar todas as lojas, parques, cafés e feiras livres ao longo do caminho?
Como corredores, nos preocupamos com o esporte. Monitoramos nossa quilometragem, tempo e progresso – e nos preocupamos quando uma meta nos ultrapassa. E, sim, há hora e lugar para essa abordagem estruturada. Talvez estejamos treinando para uma maratona ou tentando marcar 5 km velozes. Mas à medida que esses longos dias passam, estou pedindo uma abordagem de espírito livre para amarrar os cadarços. E se utilizássemos as nossas preciosas horas de funcionamento para ver as nossas cidades, vilas e bairros a pé? E se agíssemos como turistas correndo?
Como integrar a alegria à sua corrida
Ultimamente, meu namorado e eu temos canalizado essa alegria de correr em nossa quilometragem de fim de semana, correndo para o oceano, pulando e correndo para casa. Claro, estamos um pouco molhados no caminho de volta, mas quem se importa? Paris tem prioridades semelhantes. “Acho uma ótima ideia usar as corridas como uma ferramenta de viagem para um destino divertido ou para explorar um novo lugar”, diz ela. “Por exemplo, há uma sorveteria na minha cidade para onde eu costumava correr com um amigo para saborear uma casquinha e passear um pouco pela cidade antes de voltar correndo.”
Paris acrescenta que os meses intermediários do ano também são um ótimo momento para priorizar a corrida pelo destino – ou fazer uma viagem e chegar ao solo para encontrar um novo local. “Se você estiver de férias, confira algumas rotas de corrida com antecedência para explorar a área ou atrações locais”, diz ela.” Apenas certifique-se de usar os tênis adequados. Por exemplo, se você tropeçar em uma trilha desconhecida, não gostaria de ser pego usando sapatos de estrada.
O descanso é sempre necessário
Enquanto você corre casualmente, lembre-se de que ainda precisa descansar. “Muito de qualquer coisa não é bom, mesmo se você estiver usando a corrida como uma atividade divertida”, diz Paris. “No final das contas, ainda é exercício, movimento e esforço.” Equilibre seus esforços com bastante alongamento.
Faça alongamentos dinâmicos, como estocadas laterais, antes de dar o primeiro passo, e alongamentos estáticos, como uma dobra para a frente, enquanto você esfria. “Nos dias em que você não estiver correndo, concentre-se em uma atividade restauradora ou de treinamento cruzado, como yoga, pilates ou treinamento de força”, diz Paris. “Todos esses tipos de exercícios irão torná-lo mais forte e ajudá-lo a se recuperar, para que você possa realmente aproveitar suas corridas divertidas sem lesões.”
Já sou corredor há oito anos e ainda adoro cada parte disso – a excitação maníaca do dia da corrida, correr nas calçadas do meu bairro tranquilo na Califórnia antes que o mundo acorde, e a corrida pós-velocidade ofegante e alta. Parece que nunca envelhecerá. Mas, para ser honesto, acho que essas corridas descontraídas são as minhas favoritas. Há algo nelas que permite que você veja o que está ao seu redor com novos olhos. E, neste caso, posso ver meu quintal de novo.
Enquanto eu estava terminando de escrever esta história, não pude evitar. Virei-me para meu namorado – que estava trabalhando a apenas um metro e meio de distância – e disse: “Ei, quer correr para Veneza e observar os skatistas no calçadão?” A próxima coisa que percebi foi que estávamos amarrando nossos tênis.
+ Entenda por que o descanso deve fazer parte da planilha
5 ideias de lugares para parar na sua próxima corrida
1. Entre na água
Oceano, lago, lagoa, rio, cachoeira, piscina – qualquer H2O a que você tenha acesso, certifique-se de usá-lo para se refrescar pelo menos uma vez na corrida de hoje.
2. Vá ao mercado local para comprar um produto
Reabasteça com um lanche intermediário de mercado local. Um padeiro incrível frequenta minha loja local, vendendo muffins, croissants e scones. Adoro pegar um, digerir por alguns minutos ao sol e depois correr para casa.
3. Procure uma nova boutique
Vamos acabar com toda essa correria de vitrines, ok? Eu te desafio a entrar e realmente bisbilhotar. Se você está fedorento, apenas mantenha distância de todos e (é claro) não experimente nenhuma roupa.
4. Corra até um ponto de referência local que você nunca visitou (até agora)
Talvez você já more na sua cidade há anos, mas ainda não visitou o ponto turístico mais famoso. Aproveite esta oportunidade para correr até lá, explorar e depois voltar para casa.
5. Recupere o fôlego no seu parque favorito
Os parques são essenciais para o ciclo de vida “correr, relaxar, repetir” que adoro. Encontre um espaço verde perto de você e vá a pé. Uma vez lá, deite-se, observe as pessoas ou leia um livro no seu telefone.