Por que usar aplicativo de corrida? Veja opiniões de quem aderiu

Por Redação

Por que usar aplicativo de corrida? Veja opiniões de quem aderiu | Go Outside
Foto: Shutterstock

Usar aplicativo de corrida faz mesmo muita diferença? A melhor forma de saber é consultando corredores (amadores ou não) que aderiram à tecnologia.

+ Melhores aplicativos de corrida grátis

Dos seguidores da Go Outside no Instagram que participaram de uma enquete, 80% utilizam apps para correr, sendo o Strava o favorito da maioria. Confira a resposta de alguns internautas sobre por que usar aplicativo de corrida:

“O aplicativo é bom pra não deixar a gente perdido na corrida, fora que, com o app, você tem um estímulo a mais para aumentar pace, percorrer tal distância e tudo mais. O app que estou usando no momento é o Strava.”– Riadh H. Prado de Oliveira (@r14dh)

“Utilizo o app do relógio Suunto. Oferece muitas informações que contribuem para a constante evolução nos treinos. Infográficos que auxiliam a curtir os resultados ao final do treino e de uma prova. Vídeos precisos do percurso percorrido. Inclusive vou utilizá-lo na etapa de Monte Verde do Rocky Mountain Games.” – Guilherme D’Onofrio (@guilherme_donofrio)

“Gosto de acompanhar meu pace e ver minha evolução. Também uso para acompanhar meu batimento cardíaco para não correr além do meu limite. Uso o Strava.” – Fernando Brown @fruizbrown

“Principalmente para saber minhas marcas para sempre tentar fazer melhor ou no mínimo manter a último pace quando possível. Uso nike running.” – Bernardo Ramos Vieira @bernardoramosv

+ O que comer no pré-treino de manhã?

“Usando os apps a gente consegue monitorar o desempenho, mas principalmente manter um histórico e ver claramente a evolução, onde está melhorando, piorando, visualizar em gráficos as métricas daquela atividade. Mesmo para um amador isso é muito legal. Não que eu utilize isso depois para criar planos ou planilhas de treino – não sou tão dedicado assim. Mas só de poder ver o esforço empenhado em uma atividade já vale a pena usar. Eu uso o relógio Fenix 5 da Garmin e o app garmin Connect e compartilho no Strava, que tem os dados dos segmentos do percurso. Além disso, o Strava ainda é uma rede social interessante.” – Fernando Yoshida (@fernando.yoshida)

“Eu sinceramente não me vejo mais correndo ou pedalando sem algum aplicativo! Além de marcar o percurso, pace, velocidade, batimentos cardíacos (com algum sensor ou relógio), eles também te dão várias funções extras. A função BEACON do Strava ajuda muito na segurança, com ela eu posso mandar um link de localização em tempo real para qualquer contato que eu escolher e ele consegue acompanhar todo o meu treino em tempo real. Acredito que os apps funcionam como uma verdadeira plataforma de apoio para quem treina há tempo ou para quem está começando na coisa toda. Antigamente eu costumava treinar sem aplicativos, mas penso que os apps revolucionaram tudo isso e hoje não me vejo mais sem eles.

O app que mais utilizo é o Strava, eles foram os pioneiros na parada, criando os segmentos. Quem é usuário do Strava pode criar um segmento, que é uma das partes mais interessantes do seu percurso percorrido ou apenas correr/pedalar em algum segmento já criado por outro corredor ou ciclista. Existe uma classificação e a coroa pra quem percorre este segmento mais rápido! Quem fizer o melhor tempo se torna o KOM (King of Mountain), o que acaba dando aquela ajuda na motivação da galera para se esforçar e treinar mais forte para atingir esses objetivos. Se você está precisando de um empurrãozinho, de repente algum app pode te ajudar naquela dose de motivação extra.” – Brendon Bressan (@bressanbrendon)

Melhores aplicativos de corrida grátis

Alguns dos apps favoritos (e gratuitos) dos corredores são: Nike+Run Club, Runkeeper, Strava, Endomondo, Runtastic e Map My Run – disponíveis para Android e iOS.

-Publicidade-