Rocky Mountain Games volta com força tripla em 2022

Por Redação

Rocky Mountain Games 2022
Calendário recheado de aventura terá início em Monte Verde (MG), nos dias 3 e 4 de abril. Foto: Divulgação.

Foram dias intermináveis, que se acumularam em meses de silêncio e confinamento, desaguando em um ano que virou dois. A passagem do tempo durante a pandemia foi estranha e irregular: às vezes parecíamos presos numa mesma segunda-feira de chuva e em outras sentíamos ter perdido completamente o controle das semanas. Nos intervalos do lockdown de cada um de nós, uma ou outra janela se abria e acenava de longe a possibilidade de um encontro, uma reunião, um treino em grupo, um evento. E aí vinha uma nova onda de vírus e soterrava nossas esperanças outra vez.

+ Rocky Mountain Games 2022: Faça sua inscrição
+ 8 razões para você investir em uma bike gravel
+ Como é uma prova de corrida de montanha

Quem estava inscrito para correr as provas do maior festival de cultura e esportes outdoor do Brasil viu as datas serem adiadas algumas vezes antes de assimilar o cancelamento em 2020 e 2021. Por causa disso, no ano que vem o Rocky Mountain Games pretende fazer valer cada segundo: ao invés de um único evento, serão três – mantendo uma das etapas em Campos do Jordão (SP), onde o Festival brilhou até debaixo de chuva e de um frio inclemente na sua estreia, em 2019.

Rocky Mountain Games 2022
Ciclismo de estrada dá lugar ao gravel, modalidade que combina terrenos off-road e asfalto. Foto: Divulgação.

O calendário bem servido vai ter início em Monte Verde (MG), nos dias 3 e 4 de abril. A cidade, que já estava no radar dos organizadores desde a primeira edição, é uma das jóias da Serra da Mantiqueira, com trilhas de todos os tipos, cachoeiras, charme e estrutura dos melhores destinos de montanha do país. Depois, nos dias 17 e 18 de setembro, o Festival estará de volta em Campos do Jordão (SP), para reforçar a versatilidade outdoor deste destino tão querido por ciclistas, quanto por trail runners e famílias que buscam passeios junto à natureza. O encerramento será dia 26 de novembro, em Juquitiba (SP), a 70km de São Paulo, com base e arena montados dentro de uma fazenda particular, onde costuma acontecer o Acampamento Go Outside de Aventura.

Para compensar o tempo sem eventos, há várias novidades. Uma delas é a parceria com o Desafio das Serras, circuito já consagrado de corrida de montanha, que neste ano integrará a programação do Festival, com as provas de trail run. Segundo Sergio Zolino, organizador do Desafio das Serras e do circuito Adventure Camp, a ideia é unir forças nesta retomada às provas e combinar públicos diferentes num mesmo contexto. “Quando participei do Rocky Mountain Games, em 2019, eu já enxergava essa possibilidade porque o evento é uma grande festa e quanto mais comunidades diferentes a gente puder reunir, melhor”, comenta. Os percursos seguem a proposta original de servir a todos os apetites e perfis de corredores: 21km, 12km e 6km, incluindo o Canicross, modalidade que brilhou em 2019, e Uphill, para quem ama subir uma pirambeira.

Rocky Mountain Games 2022
Se a fome for muita, dá para investir na categoria Rei ou Rainha do Rocky Mountain Games 2022. Foto: Rosita Belinky.

Outra mudança positiva é a entrada do Gravel no lugar do ciclismo de estrada. A modalidade híbrida, que combina terrenos off-road e asfalto, tem a cara do Rocky Mountain Games: democrática, divertida e desafiadora, pretende convidar muita gente a experimentar uma brincadeira nova, enquanto contribui para o crescimento desta jovem vertente do ciclismo, com percursos de cerca de 50km.

Mountain bike (20km e 40km) e Downhill, seguem no cardápio, explorando os singletracks incríveis da Mantiqueira e fazendo valer o passeio na cadeirinha do Morro do Elefante, em Campos do Jordão. Mas não é só: brincadeiras para as crianças, cinema ao ar livre, gastronomia, música e uma arena toda trabalhada no estilo dos apaixonados por montanha continuam sendo ótimos motivos para não perder nenhuma etapa. “O Rocky Mountain Games foi inspirado nos grandes festivais de esportes e cultura outdoor norte-americanos, que acontece justamente nas Rocky Mountains, a cadeia montanhosa mais conhecida de lá. Aqui no Brasil buscamos reproduzir este espírito a partir do que temos de melhor neste ambiente que conhecemos e amamos tanto”, declara Caco Alzugaray, organizador do evento e publisher da Go Outside.

Se a fome for muita, dá para investir na categoria Rei ou Rainha do Rocky Mountain Games, disputar quatro modalidades diferentes e ainda tentar levar um prêmio em dinheiro! Quem participou do Festival de 2019 tem condições exclusivas para garantir as inscrições de 2022, e os inscritos nas edições canceladas estão automaticamente garantidos na etapa da cidade que escolheu.

Visite o site Rocky Mountain Games e a página do evento no Instagram para ficar por dentro de tudo.

Vai lá!

Rocky Mountain Games 2022

3 e 4 de abril: Monte Verde (MG)
17 e 18 de setembro: Campos do Jordão (SP)
26 de novembro: Juquitiba (SP)
Trail run, Mountain Bike, Gravel, Canicross e Downhill, e atividades para toda a família.
rockymountaingames.com.br