Tirar fotos da maneira antiga vai te fazer melhor

Por Jakob Schiller*

Estamos atualmente vivendo em uma era de ouro da fotografia digital. A Sony, a Canon e a Nikon estão disputando o domínio no mundo da câmera sem espelho, lançando modelos que incorporam recursos e resolução insanos em corpos leves. Enquanto isso, a Apple e o Google são os grandes players no mercado de smartphones, desenvolvendo câmeras pequenas o suficiente para entrar no seu bolso, mas poderosas o suficiente para capturar lindos retratos e impressionantes vídeos em 4K.

Então, você poderia perguntar, por que alguém pensaria em fotografar com filmes antigos hoje em dia? O material é meticuloso e tem que ser desenvolvido em um processo demorado, atrasando a gratificação instantânea agora acostumada de ver fotos imediatamente. Mas, apesar dessas desvantagens, o filme permaneceu por aí – e continuará aguentando porque mantém algumas vantagens importantes sobre o digital.

Primeiro, o filme nos obriga a desacelerar. Com tais câmeras que cabem em nossos bolsos, nós não pensamos, nós simplesmente reagimos. Isso é bom quando você está tirando fotos engraçadas de seu gato ou perseguindo curtidas do Instagram, mas quando você está tentando capturar um momento verdadeiramente importante digno da lareira, é necessário ser mais metódico. Rolos de filmes, que geralmente são limitados a 24 ou 36 exposições (em comparação com as centenas de arquivos que você pode colocar em um cartão SD grande), exigem que nos perguntemos uma questão cada vez mais nova: “Essa foto vale a  pena ser tirada?”. Nós consideramos a iluminação, a composição e o tempo. Esse tipo de deliberação é valioso. Como Ansel Adams disse, as melhores fotografias devem ser visualizadas antes de o obturador ser pressionado.

Segundo, o filme cria uma estética que, pelo menos atualmente, não pode ser replicada de verdade. Você pode aplicar todos os filtros Insta que quiser, mas nenhum arquivo eletrônico pode combinar com a sensação de um lindo cenário de Michael Kenna, a coragem de um retrato de Eugene Richards ou o tom de um momento saturado de documentário de Alex Webb. Atualmente, as tomadas digitais são mais bonitas do que nunca graças ao aumento da resolução. Mas o filme ainda capta melhor a luz, mantendo a alma e a qualidade artística que só podem ser criadas expondo-se um negativo e depois desenvolvendo-o em um banho de produtos químicos especializados.

Finalmente, o filme vai forçá-lo a aprimorar suas habilidades fotográficas. Com smartphones, é apontar e disparar; O dispositivo faz a maioria dos julgamentos para você, além de talvez o seu toque na tela para se concentrar no rosto de um sujeito. O mesmo acontece com câmeras sem espelho digital – elas podem ser controladas manualmente, mas é mais fácil jogá-las no modo automático e ir embora. Compre um modelo de filme analógico old school, e você não tem escolha a não ser aprender como todos os componentes da máquina funcionam juntos. Você vai descobrir como escolher o filme ISO adequado para começar, e então entender como a abertura e a velocidade do obturador funcionam em conjunto para criar a exposição correta. É difícil conciliar todos eles inicialmente, mas eventualmente se torna uma segunda natureza. E quando você volta para a sua câmera sem espelho, ou até mesmo para o seu celular, você poderá aplicar suas novas habilidades para maximizar verdadeiramente seu potencial.

Então, como você vai filmar em um mundo dominado pelo digital? Felizmente ainda é fácil encontrar filmes e câmeras compatíveis online. A B & H, a principal loja de fotografia dos Estados Unidos, tem uma rica seleção. Eu recomendo começar com algo como o Kodak T-Max 400, um filme preto-e-branco que é bastante tolerante quando você começa a aprimorar suas técnicas manuais (leia: sua foto não será arruinada se você não tiver as configurações perfeitamente determinadas). Se você preferir não procurar câmeras, vá para a Amazon e pesquise “Pentax K1000”. É tão básico, mas também tão à prova de bombas quanto as câmeras de filme, e há milhares de câmeras usadas ofertadas em uma forma decente. Você terá um grande shooter combinado com uma lente afiada e rápida de 50 milímetros por cerca de US$ 180.

Quando você estiver pronto para desenvolver o seu filme, você pode levá-lo para um Walgreens local, se você quer apenas impressões básicas para ver como suas fotos acabarem. Mas se você passou muito tempo tirando fotos meticulosas, você vai querer enviar seu filme para um lugar mais profissional, como o Photo Impact Imaging em Los Angeles. Sim, isso requer que você envie o filme e espere os negativos, impressões e/ou digitalizações digitais de seu filme serem enviadas de volta. E sim, tudo isso será mais caro. Mas quando você tem uma imagem linda de um momento importante – algo tão especial que você vai querer pendurá-lo na parede e não apenas dar um post no Facebook – a espera e o processo valerão a pena.

*Texto publicado originalmente na Outside USA.







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