Na terça-feira (17) uma ponte da estação Santo Amaro, Linha 5-Lilás do Metrô e CPTM, despencou dentro do Rio Pinheiros (SP), no fim da tarde. O Corpo de Bombeiros foi chamado até o local para socorrer duas pessoas que tiveram ferimentos leves.
+ Homem morre após ficar pendurado e cair de brinquedo
+ Protesto pela água: 16 artistas grafitam ponte em SP
+ Após caso de covid-19, Nova Zelândia entra em lockdown
Uma das vítimas foi ferida na cabeça, mas está consciente. A outra teve ferimentos na perna e foi levada para o hospital do Campo Limpo, a zona sul da capital. De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o local do acidente se tratava de uma obra realizada pela concessionária Via Mobilidade, que opera a Linha 5-Lilás. Baldy disse que a obra visa ampliar a plataforma de embarque.
Em vídeo que registrou o momento, é possível ver uma gaiola içada pelo guindaste, transportando funcionários, caindo e ficando suspensa, balançando como um pêndulo. Os bombeiros arriscam que a gaiola tenha se chocado com a estrutura ou que ela tenha caído dentro do rio.
Já o Major Palumbo afirma que não há nenhum abalo na estrutura estaiada da estação Santo Amaro para impedir e suspender o funcionamento da Linha 5-Lilás. De acordo com ele, o ocorrido não apresenta riscos de interromper a operação dos trens – que seguem passando ao lado da estrutura que desabou.
Até o momento a Via Mobilidade, concessionária que administra a linha, não se pronunciou sobre o ocorrido.