O isolamento sintético Power Fill da Polartec é agora 100% reciclado. Ele é feito com fibras  feitas inteiramente de garrafas de água de plástico reutilizadas. Quando a Polartec estreou o isolamento em 2017, ela foi feita com 80% de materiais reciclados.

“Continuamos focados em como superar os desafios técnicos de fazer isolamento 100% reciclado”, diz Michael Cattanach, diretor global de produtos da Polartec.

Não é um grande salto, em termos de números: a empresa já tinha uma porcentagem maior de fibras recicladas do que qualquer outra na indústria. Mas de acordo com Cattanach, fechar essa lacuna final de 20 por cento não era simples. Chegou ao ponto de fusão das fibras recicladas. Unindo-os para criar isolamento com integridade suficiente reter calor, e alguns dos materiais tinham pontos de fusão baixos, tornando necessário adicionar algum material virgem também.  

A Polartec finalmente encontrou uma nova técnica que evita essas limitações de temperatura, embora tenha se recusado a descrevê-la, citando a natureza proprietária de seu processo.

Várias marcas de vestuário, incluindo Bight GearBlackyak, Giro e Goldwin, assinaram contrato para fabricar produtos usando o isolamento Power Fill. Peter Whittaker, fundador da Bight Gear e co-proprietário da empresa guiamento para montanhismo Rainier Mountaineering, diz que fez um protótipo de um revestimento de pêlo curto e sintético com vários tipos diferentes de isolamento. O Power Fill era o mais quente. “Ter um material totalmente funcional e ambientalmente amigável é incrível”, diz ele.

A Polartec não é a única empresa que fabrica isolamento de materiais reciclados. A PrimaLoft produz seus produtos sintéticos Gold, Silver e Black com quantidades variadas de plástico reciclado, de 50 a 70%. Mas o Polartec é o primeiro a ser totalmente reciclado.

“Sempre que um líder faz esse tipo de compromisso, ele envia um sinal poderoso para o mercado”, diz Jason Kibbey, CEO da Sustainable Apparel Coalition. “É fundamental na criação de pontos de inflexão, onde todo o mercado se desloca para práticas mais sustentáveis.”

Evidentemente, isolar o plástico reciclado faz pouco para resolver a questão dos microfilamentos – minúsculos fragmentos de plástico que são descartados pelas roupas (especialmente os de poliéster) na lavagem e depois seguem para o oceano. “Embora haja outras opções e impactos associados a cada material, o poliéster reciclado é certamente uma alternativa superior ao material composto de recursos virgens”, diz Beth Jensen, diretor sênior de inovação de negócios sustentáveis ​​da Associação Outdoor Industry. “Este anúncio deve ajudar uma série de marcas outdoor a atingir suas metas de produtos recicladso e promover o uso de poliéster reciclado em toda a indústria.”