Uma barraca de outro planeta (que existe na Terra)

Tenda da marca alemã HeimPlanet chama atenção na série "Perdidos no Espaço"

Barraca HeimPlanet Cave utilizada na produção "Perdidos no Espaço" da Netflix

Por Redação

Se vocês gosta de ficção científica, já teve saber da nova produção do Netflix, a série Perdidos no Espaço. A trama intergalática é baseada em um clássico dos anos 1960 de mesmo nome, contando a história da família Robinson, que estão entre as pessoas selecionadas para colonizar um novo planeta, começando uma nova vida. Mas o que chamou a atenção logo nos primeiros episódios é uma barraca utilizada pela família para sobreviver em planeta com ambiente de temperaturas e situações bem extremas.

Essa barraca é a The Cave, da empresa alemão HeimPlanet, vendida na Amazon norte-americana por US$ 400.

A característica mais marcante da The Cave é o uso de pólos geodésicos infláveis. Esse design exclusivo torna a barraca mais estável em ventos fortes, mais rápida de configurar e mais fácil de reparar. Os pólos em si são feitos de um tubo interno forte de TPU (sim, assim como em pneus de bicicleta). Para colocar a tenda para cima, basta esticá-la, ligar a bomba incluída e começar a soprar ar: em apenas alguns segundos, a tenda fica em pé sozinha. Depois de cravar estacas, nenhum outro trabalho é necessário.

Os pólos infláveis ​​são projetados para flexionar com o vento, tornando a estrutura mais capaz de resistir ao clima intenso (a barraca da HeimPlanet foi desenvolvida para aguentar velocidades de vento de até 112 quilômetros por hora), ou até mesmo danos causados ​​por uma rocha em queda. Na maioria das vezes, os pólos apenas se recuperam após um impacto como esse – a bainha de poliéster faz um excelente trabalho protegendo os tubos internos contra abrasão e perfurações. Os polos rígidos tradicionais, por outro lado, sejam de alumínio, fibra de vidro ou fibra de carbono, se quebram e quebram em grandes impactos, e podem ser impossíveis de reparar como resultado.

A última vantagem dessa configuração é a capacidade de empacotamento. Enquanto uma barraca para duas ou três pessoas pesa quase 5 kg, os pólos não inflados podem ser enrolados, atolados ou embalados em compartimentos de praticamente qualquer formato (ao contrário dos polos rígidos, que criam um comprimento mínimo compactado). Com uma tenda inflável toda empacotada, você pode sujeitá-las a quedas, impactos ou até colisões de espaçonaves sem medo de danos.

Se um dia planejar colonizar um planeta alienígena, a barraca da HeimPlanet pode ser o seu abrigo de emergência.